Governo de Lajeado se posiciona sobre berçário na creche do bairro Igrejinha

EDUCAÇÃO

Governo de Lajeado se posiciona sobre berçário na creche do bairro Igrejinha

Depois de famílias da comunidade pedirem reabertura de turma na EMEI Sabor de Infância, secretaria de educação esclarece dúvidas

Governo de Lajeado se posiciona sobre berçário na creche do bairro Igrejinha
(foto: Bianca Mallmann)
Lajeado
oktober-2024

Depois de reportagem veiculada na semana passada, a Secretaria de Educação de Lajeado (SED) apresenta respostas aos questionamentos de famílias do bairro Igrejinha. A comunidade pede a reabertura da turma de berçário na EMEI Sabor de Infância.

Leia mais: Famílias da comunidade do Igrejinha pedem reabertura de berçário

De acordo com a secretária Adriana Vettorello, “o município nunca fechou turma, na verdade a gente organiza as turmas nas escolas de educação infantil conforme a demanda”. Segundo ela, nenhuma creche segue necessariamente com a mesma formatação de turmas todos os anos. “Quando temos a lista de crianças para o próximo ano letivo, nós começamos a analisar as características e o perfil destas crianças para começar a organização das escolas”.

Conforme Adriana, esta organização das turmas tem como prioridade atender as crianças na faixa etária dos quatro e cinco anos, das turmas D e E, das quais o município tem a obrigatoriedade de ofertar vagas para todos. Na sequência, a ordem de prioridade no atendimento segue o critério de idade, até chegar nos bebês de quatro meses.

Sobre a situação do bairro Igrejinha, a secretária explica que quando ocorreu a reorganização das turmas na EMEI Sabor de Infância, não havia demanda de turma de berçário, mas sim a necessidade de ampliar a oferta de vagas da turma das crianças maiores. Outro ponto destacado é a necessidade de 16 crianças matriculadas para ser viável ofertar uma turma de berçário, o que não tinha na época.

“Na ocasião nós tínhamos oito crianças na lista de espera. Dessas, duas famílias já não residiam mais em Lajeado. E ainda outras duas não se encaixavam na data de corte. Então sobrariam apenas quatro crianças”, diz Adriana.

Conforme a secretária, se para o próximo ano letivo for identificada a demanda no bairro, o município vai avaliar a possibilidade de ofertar a turma. Ainda, uma possibilidade apresentada é utilizar uma sala da antiga estrutura da EMEI Pequeno Lar do bairro Olarias (que inaugurou novos espaços no mês de maio). Assim, um bairro vizinho pode contemplar também famílias do Igrejinha para completar uma turma. São opções a serem estudas pelo governo municipal para o próximo ano. A secretária também sugere que as famílias busquem a SED para manifestar interesse em serem contempladas com uma vaga comprada pelo município nas creches particulares.

Fila de espera

Conforme informações disponíveis no site do governo municipal, a lista de espera tem 353 bebês na fila por uma vaga no berçário, 67 para a turma A, 75 na turma B e ainda 24 crianças na turma C. No total, são 519 crianças na fila de espera por vagas na educação infantil em Lajeado. A data base da última atualização é o dia 30 de junho.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais