Há 30 anos, irmãos Enio e Nelson Dartora lideram a Vini Lady Cosméticos

Made In Encantado

Há 30 anos, irmãos Enio e Nelson Dartora lideram a Vini Lady Cosméticos

Empresários planejam transferir a fábrica do centro da cidade para um terreno próximo ao novo centro de distribuição, no bairro Santa Clara

Há 30 anos, irmãos Enio e Nelson Dartora lideram a Vini Lady Cosméticos
Enio e Nelson decidiram investir em um negócio próprio em 1993 (Foto: Diogo Fedrizzi)
Encantado

Os bons resultados obtidos com o trabalho de Nelson João Dartora como representante comercial de produtos cosméticos começaram a chamar a atenção do irmão, Enio Francisco, funcionário do Banrisul, de Encantado, na década de 1990. “Nas nossas conversas, eu provocava o Nelson para a gente montar um negócio próprio”, lembra Enio, 66, bancário por 22 anos. “Um dia, o Enio estava com o braço quebrado e viajou comigo durante uma semana. E aí amadurecemos a ideia”, acrescenta Nelson, 72, que antes de atuar na representação comercial teve experiências profissionais em fábrica de móveis e na empresa Giordani, onde permaneceu por 15 anos.

É a partir desses movimentos entre os irmãos Dartora que tem origem a trajetória da Vini Lady Cosméticos, sétima colocada no ranking das maiores empresas de Encantado com base no ano de 2022. “Começamos na garagem da minha casa em 1993. Três anos depois, apareceu um sócio que sabia fazer os produtos, era manipulador. Ele trouxe a marca Vini Lady e montamos a fábrica. Dois anos mais tarde, compramos a parte dele”, relata Enio, que hoje se concentra nas funções administrativas. “Quando você é só distribuidor de marcas, há muitos concorrentes. Por isso sempre pensamos em colocar a nossa marca própria. E aí surgiu a oportunidade de montar a fábrica”, explica Nelson, que mantém a rotina de viagens e contatos com clientes externos. Os filhos dos empresários, Cristiane e Tiago (Nelson) e João Francisco e Maria Cecília (Enio), também estão envolvidos na empresa.

Atualmente, a Vini Lady conta com 100 colaboradores e 30 representantes comerciais. O portfólio de 300 itens chega aos consumidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais (há estudos para comercializar na região Nordeste), além de exportar para países como Uruguai, Bolívia, Cuba, Equador, República Dominicana, entre outros. A organização possui 20 fornecedores de marcas diferentes e mais de 2,5 mil itens no novo Centro de Distribuição, localizado no Bairro Santa Clara. Para o futuro, os empresários planejam transferir a fábrica, hoje instalada em um prédio de 4,3 mil metros quadrados, no centro da cidade, para um terreno maior, próximo ao CD, e assim unificar todos os departamentos. “Estamos passando por um processo de profissionalização com a contratação de um diretor-executivo”, explica Enio.

O espírito empreendedor vem de berço. Eles viveram a infância com os pais e os outros seis irmãos no interior de Putinga. A família era proprietária de um moinho e criava suínos. Em 1966, mudou-se para Encantado e abriu um armazém de secos e molhados. “Eu ajudava o pai a empacotar os produtos que vinham a granel”, conta Enio. “Humildade, respeito, saber ouvir e muita força de vontade são legados que nossos pais deixaram”, acrescenta Nelson.

Os empresários enfatizam que a Vini Lady está atenta às estratégias de mercado, realiza pesquisa, acompanha as tendências nacionais e internacionais, a fim de desenvolver produtos com excelência para atender e satisfazer as necessidades dos clientes. “Esse é nosso diferencial”, afirma Nelson. “Hoje temos uma estrutura moderna e automatizada, uma das melhores em termos de fornecimento de cosméticos”, salienta Enio.

Acompanhe
nossas
redes sociais