Há 20 anos – Ampliação na Emef João Beda Körbes

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Ampliação na Emef João Beda Körbes

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Uma grande festa comunitária foi organizada para celebrar a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Beda Körbes, no bairro Aimoré, em Arroio do Meio.
Na ocasião, foram inauguradas novas salas de aula, além de um saguão de espera, auditório e novos banheiros. Além disso, o resto da escola recebeu reforma e pintura. O investimento, na época, era de R$ 110 mil.
Fundada em 1984, a escola recebeu esse nome em homenagem a João Beda Körbes, que doou a área de terras para construir o educandário. Há 20 anos, a escola tinha pouco mais de 200 alunos.

Enquanto isso…

Barrichello vence o GP da Inglaterra – O piloto brasileiro Rubens Barrichello se classificava em primeiro lugar no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, realizado em Silverstone. Essa foi a primeira vez que Barrichello conquistou a primeira posição no GP. Naquele ano, a prova também foi marcada pela invasão do padre irlandês Cornelius Horan na pista. O religioso ostentava um cartaz que dizia “Leia a Bíblia, ela está sempre certa”. Ele recebeu uma pena de dois meses de prisão.

Há 50 anos – Indústria argentina em Lajeado

 

Arquivo Municipal de Lajeado/Jornal de Lajeado

Enquanto isso…

Quase um ano depois, continuavam as tratativas para a instalação da indústria Bernardin S/A em Lajeado. Na época, os diretores Alberto Agramut e Isidoro Paschetta vinham da Argentina para acertar os últimos detalhes para a formação da Bernardin do Brasil S/A, que seria instalada no Distrito Industrial de Lajeado.
Esse distrito ficava nas imediações da antiga Olvebra, às margens da ERS-130. A Bernardin era uma empresa de máquinas e implementos agrícolas. A expectativa era que as atividades da nova indústria iniciassem em cerca de um ano e meio e a produção inicial fosse de 500 máquinas por ano.

Volta de Perón ao governo argentino – Uma semana depois da renúncia do presidente da Argentina, Héctor Cámpora, o ex-presidente Juan Domingo Perón já se candidatava para as eleições extraordinárias que seriam feitas em setembro. A manobra estava arquitetada desde a eleição de Cámpora, em março de 1973. De fato, em outubro daquele ano, Perón assumiu o Executivo da Argentina, mas acabou falecendo no ano seguinte.

Acompanhe
nossas
redes sociais