Empreender é construir soluções para indivíduos e para a sociedade. A Certel é um grande exemplo disso. Criada oficialmente em 1956, a iniciativa de Reinoldo Aschebrock, ao lado de cerca de 170 pessoas, tinha o objetivo de levar energia elétrica para a então vila de Teutônia. A ideia era contemplar as demandas da microrregião. O que não imaginavam é que, anos depois, a Cooperativa se tornaria uma referência em todo o Vale do Taquari.
Segundo Erineo Hennemann, atual presidente de Certel, a iniciativa de Reinoldo começou ainda na década de 1940 e contou com apoio de Odyr Heitor Thiesen, então diretor da CEEE. Essa parceria viabilizou, em janeiro de 1950, a inauguração da Barragem do Harmonia. Assim, a usina, com 75 kVA, entrou em funcionamento. O processo de desenvolvimento deu origem, em 19 de fevereiro de 1956, à Cooperativa de Eletricidade Rural de Teutônia Ltda. – Certel, cujo primeiro presidente foi o próprio Reinoldo.
O processo de desenvolvimento da Cooperativa foi contínuo, agregando qualidade e variedade de serviços. Originalmente concebida para atender Teutônia, a Certel cresceu e ampliou sua área de atuação. Hoje, são mais de 75 mil associados, distribuídos em 46 municípios, como Lajeado, Santa Clara, Carlos Barbosa, até Pouso Novo.
Quando o presidente Erineo começou como estagiário, a Cooperativa não possuía nem um terço dos associados atuais. Sua jornada anda em paralelo com a própria Certel. Começou como estagiário, passou a chefe de setor, depois gerente, vice-presidente e, há 14 anos, virou presidente.
Ele acompanhou de perto a construção da hidrelétrica de Salto Forqueta, num investimento expressivo feito em 2002. Além disso, acompanhou, em 2007, a criação da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia – Certel Energia, que entrou em vigor no dia 1º de maio de 2009, englobando as atividades de distribuição de energia elétrica da Cooperativa.
O trabalho realizado orgulha Erineo, que destaca o reconhecimento dado pela Anatel a Certel como a melhor distribuidora permissionária de energia elétrica, na categoria acima de 10 mil consumidores. “A Cooperativa possui pessoas tão dedicadas, que levantam de madrugada com chuva e frio, para atender ao associado. O cooperado não nos trocaria por outra empresa ainda que essa outra tivesse um preço menor”, celebra.
Os próximos passos incluem a construção da Usina Hidrelétrica na Barragem Eclusa, entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul, que deve iniciar em 2024, e o desenvolvimento da Usina Eólica no Parque da Harmonia. “Essas obras vão nos permitir atender e beneficiar mais 100 mil pessoas”, completa Erineo, feliz de ver um empreendimento comunitário, como a Certel, melhorando a vida de tantas pessoas no Vale do Taquari.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram