Atleta do Vale compete no Canadá

Tradição alemã

Atleta do Vale compete no Canadá

Lajeadense Claci Lied faz parte da delegação brasileira que disputa a America Cup de Eisstocksport

Atleta do Vale compete no Canadá
Delegação brasileira já está no Canadá, entre os atletas está a lajeadense Claci Lied (2ª esq.) (Divulgação)

A delegação brasileira chegou ao Canadá nesta semana para disputar a 10ª edição da America Cup de Eisstocksport. A competição ocorre na cidade de Kingston, na província canadense de Ontário. As disputas serão realizadas a partir de sábado, 22, e seguem até o dia 27 de julho. Entre os atletas brasileiros está a lajeadense Claci Lied.

A participação brasileira terá equipe feminina e mista. Entre as mulheres estão as atletas Rejane Böhm, Márcia Reis, Patrícia Lauschner, Ingrid Emmel e Claci Lied. Os representantes masculinos são Milton Bressler e Luís Eduardo Kaufmann, que competirão em times de formação mista. Os atletas também participam de competições individuais.

O presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport – FGDE, Sérgio Böhm, não acompanha a delegação nesta edição do evento esportivo, mas está na torcida pelo bom desempenho dos competidores nas disputas. Ele lamenta as dificuldades impostas pelo Canadá para a liberação de vistos, o que impossibilitou a participação de mais atletas na competição. “Ficamos por mais de seis meses em tratativas e encaminhamentos burocráticos e mesmo pagando todas as taxas, não tivemos retorno para os novos vistos.

Os que estão indo, já possuíam o visto ou tem visto americano”, ressalta.

Essa é a segunda vez que o Brasil vai ao Canadá para a America Cup. A primeira foi em 2015, na 6ª edição do evento. Nesta edição participam ainda Argentina, Paraguai, Colômbia e Guatemala. “Antes da Copa América ocorre um Torneio Canadense com participação de equipes também da Áustria e Índia, de forma que será mais uma experiência internacional positiva e enriquecedora para os atletas brasileiros”, finaliza o dirigente.

O Eisstocksport

O esporte é similar ao curling, famoso esporte de gelo. A modalidade é conhecida como “curling bávaro” por sua forte semelhança com a modalidade sensação dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A modalidade surgiu na Alemanha e é bastante popular na região, sendo bastante praticado também na Áustria, Suíça e em regiões da Itália. O esporte chegou aos Brasil em 2003 e comemora 20 anos neste ano.

Tem como principal potência a cidade de Santa Cruz do Sul, com o Centro Cultural 25 de Julho. Em Lajeado o esporte é praticado no Centro de Cultura Alemã, localizado no Parque Histórico.

Esporte de origem alemã tem em Santa Cruz do Sul a principal potência do país. Em Lajeado é praticado no Centro de Cultura Alemã, localizado no Parque Histórico

Acompanhe
nossas
redes sociais