A Copa do Mundo Feminina 2023, disputada na Austrália e Nova Zelândia, inicia hoje. A nona edição conta pela primeira vez com a participação de 32 seleções, que entram em campo com o sonho de chegar à grande final do dia 20 de agosto. A Seleção Brasileira, em busca da primeira taça, estreia na segunda-feira, 24.
Os jogos na Oceania dificultam para o acompanhamento do fã brasileiro. As partidas ocorrem entre às 22h e às 8h. A abertura ocorre às 4h, entre Nova Zelândia e Noruega, campeã do torneio em 1995. Além das norueguesas, apenas Estados Unidos, Alemanha e Japão tiveram a honra de levantar a taça mais importante do futebol feminino mundial. Outras duas partidas ocorrem hoje: Austrália x Irlanda (7h) e Nigéria x Canadá (23h30min).
Como nas edições anteriores, os Estados Unidos chegam com o grande favoritismo. A equipe é atual bicampeã mundial e detentora do recorde de títulos, com quatro no total. Depois das americanas, correm por fora em busca da taça o quarteto europeu formado por França, Alemanha, Espanha e Inglaterra.
Na divisão por continente, a Europa será representada por 10 times, enquanto a América terá nove (três da América do Sul e sete da Concacaf). A Ásia terá seis equipes (contando com a Austrália, que fica na Oceania, mas disputa as eliminatórias asiáticas), a África, quatro, e a Oceania, uma.
O Brasil caiu no Grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica.
Preparação brasileira
Em busca do primeiro título, o Brasil estreia na segunda-feira, dia 24. A primeira partida é contra o Panamá. Na segunda rodada o adversário será a França, no sábado, dia 28. O Brasil fecha a fase de grupos contra Jamaica no dia 2 de agosto.
A Seleção Brasileira realizou ontem o primeiro treino em Brisbane, na Austrália, onde disputará seus jogos na fase inicial da Copa do Mundo. Os trabalhos foram abertos à imprensa e a torcedores. Em campo, a técnica Pia Sundhage realizou uma atividade de apoio-suporte e, logo depois, comandou um coletivo de 11 x 11.
O time considerado o ideal e provável titular para a estreia na segunda-feira tem: Lelê; Antônia, Kathellen Sousa, Rafaelle e Tamires; Ary Borges, Luana, Adriana Leal e Kerolin; Bia Zaneratto e Debinha.