Uma grande empresa não alcança a condição de sucesso sem organização. E esse é o fundamento da Girando Sol, tradicional fabricante de produtos de higiene e limpeza de Arroio do Meio. Liderada por Gilmar Borscheid, desde 1991 o modelo de negócio é pautado pelo crescimento sustentável e pela experiência de profissionais qualificados. Ao começar pelo próprio Borscheid.
Filho de agricultores, começou a carreira no segmento calçadista, onde por quase 15 anos atuou em diversas empresas do ramo. Em 1989, uma crise atingiu o setor e a empresa em que trabalhava acabou quebrando. Desempregado, observou a mãe produzir um amaciante depois de ter frequentado um curso da Emater/RS. Concluiu que era uma boa ideia e trabalhou para desenvolver seu próprio produto.
As primeiras unidades foram entregues como cortesias aos vizinhos e para o bairro, a fim de serem testadas. O primeiro lote de produção contou com dez caixas, que foram entregues em pontos estratégicos até Porto Alegre. Borscheid fazia essa rota até a capital, pegava os pagamentos em cheque e já visitava os fornecedores para buscar mais matéria prima.
“O sucesso foi rápido e a produção precisou ser ampliada em outubro do mesmo ano, já que a qualidade do produto nos colocou numa rede de supermercados”, conta Borscheid.
Em 1992, começou a diversificação do portfólio, com a criação de desinfetantes e detergentes. Assim, a linha de produção precisava ser ampliada e qualificada, o que fez com que a empresa se mudasse para o Centro de Arroio do Meio, num espaço de 300 m². Nos próximos dez anos, a área atingiria a marca de cerca de 2.500 metros quadrados.
Já em 1996, foi iniciado um processo com consultorias a fim de organizar o negócio e estabelecer os alicerces para viabilizar o crescimento da empresa. Uma jornada que rende frutos até hoje e se tornou parte da cultura da Girando Sol. “O consumidor faz uma escolha quando nos consome. É como ser recebido por um amigo na sua casa. Precisamos fazer por merecer estar no lar das pessoas”, avalia.
Em 2007, cerca de 85% das linhas de produção de Arroio do Meio, Lajeado – fundada em 2001 – e Navegantes (SC) – em 2005 – já estavam no limite. Para crescer, era preciso pensar em uma nova planta industrial. Dessa forma, a Girando Sol adquiriu um terreno no bairro São Caetano, em 2008; começou as obras em 2011 e inaugurou a nova sede em 2016.
“Em julho de 2022 foi paga a última prestação da nossa sede. Foi uma luta diária, mas com o comprometimento das pessoas chegamos até aqui. Isso me deixa muito orgulhoso”, conclui Borscheid, líder de uma jornada que contribui para tornar o Vale do Taquari uma referência empreendedora.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram