Muitas pessoas utilizam as redes sociais como um verdadeiro canal para despejar suas próprias frustrações, ódios e preconceitos. Mas nem por isso devemos fechar os olhos e desprezar tudo o que é postado e/ou comentado nas principais plataformas digitais de comunicação. Muito pelo contrário. Afinal, a possibilidade de decifrar determinadas angústias a até mesmo perceber novas oportunidades e soluções é grande nestes portais “democráticos”. E foi com base nisso (espero) que o governo de Colinas implantou o Modelo de Maturidade em Ouvidorias (MMOuP), uma ferramenta implementada para acompanhar mais de perto o sentimento da população local com relação à gestão municipal, e, inclusive, avaliar o impacto que cada secretaria gera na imagem do município.
É uma ideia inovadora e com potencial para ser utilizada em outros municípios. Desde que não sirva para eventuais perseguições políticas, é claro. Por meio da avaliação do conteúdo postado nas redes sociais, a administração analisa comentários e opiniões dos cidadãos sobre os mais diferentes aspectos do Executivo, como por exemplo os serviços prestados, as condições dos programas sociais, e os avanços e resultados das iniciativas culturais e esportivas, além da percepção direta sobre o trabalho do prefeito Sandro Hermann (PP). Com as informações em mãos, e essas são abundantes e gratuitas nas páginas oficiais do poder público no Facebook e no Instagram, o governo busca ser mais assertivo nas ações, tomadas de decisões e nos planejamentos estratégicos a longo prazo. Além de abastecer uma futura Pesquisa de Satisfação Voluntária.
Tiro curto
– Em Lajeado, o Executivo “devolveu” a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) ao PSDB. Entretanto, um movimento paralelo retira diversas – e impactantes – atribuições daquela pasta e as repassa à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), cujo secretário é um dos principais braços direito do prefeito. Aliás, algumas alterações ainda precisam passar pelo crivo da câmara de vereadores. E o projeto deve ser protocolado no Legislativo nas próximas semanas.
– A reunião do Fórum das Entidades de Lajeado, ontem, serviu para esquentar diversos assuntos de interesse da comunidade. Com destaque à instalação dos parklets na área mais central da cidade. Mas os membros também trataram de segurança pública, saúde regional, possibilidade – ou não – de um camelódromo, e ainda a aguardada e polêmica “revitalização” da Rua Júlio de Castilhos.
– Aliás, alguns membros do Fórum das Entidades estranharam e comentaram sobre o recente movimento de “esvaziamento” da Secretaria de Planejamento por parte do Executivo.
– O Poder Legislativo de Estrela aprovou duas mudanças na lei dos taxistas. Em suma, as alterações permitem que os profissionais credenciados no município possam instalar em seus carros engate e suportes de reboque, e também autoriza o uso de carros com teto solar.
– Também na câmara estrelense, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto que autoriza o Executivo a receber em doação duas áreas de terras localizadas na Rua Coronel Mussnich, com a finalidade de melhorar o fluxo de veículos e alargar a via na saída da ponte no Arroio Estrela, no semáforo entre a mesma via e a Av. Rio Branco.
– Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema), a lajeadense Marjorie Kauffmann assume também a secretaria-geral da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
– A assessoria do governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou a presença dele em eventos agendados para hoje nas cidades de Mato Leitão e Encantado. Ele chega por volta das 17h. Além de verificar obras de iluminação e pavimentação, participa da reunião da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e da aguardada filiação do prefeito encantadense Jonas Calvi ao PSDB.
Todos unidos pela saúde
PDT renovado em Fazenda Vilanova
O PDT de Fazenda Vilanova reuniu mais de 250 pessoas no sábado passado, nos ambientes do CTG Pousada dos Tropeiros, para a realização da tradicional convenção municipal. Amarildo Luis da Silva, atual prefeito do município, foi reconduzido ao cargo de presidente da sigla para os próximos dois anos. O disputado encontro contou com a presença do diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, suplente de deputado estadual do PDT. Também estiveram presentes líderes municipais, como Pedro Dornelles, além de vereadores e ex-vereadores. Representantes de outros partidos políticos também prestigiaram o evento. Além do gestor público, o novo diretório conta com Marcos Adriano Lerner, Terezinha Cleiva Saraiva Bender, Franciele da Rosa Mallmann, Maico Michel da Silva, Neuza Inez Fell, Euclides Gaspar Bender e Graciela Manini de Azevedo.
Eurovias contrata
Contratada pela concessionária CCR Via Sul para as obras de duplicação e ampliação da BR-386, a Eurovias anuncia a abertura de vagas de emprego no Vale do Taquari, mais precisamente em Marques de Souza. As ofertas são para Assistente de TI, Borracheiro, Eletricista de Veículos, Lubrificador, Mecânico, Servente de Obras e Soldador.