A instalação do segundo parklet em Lajeado gerou um verdadeiro “fuzuê” na sociedade local. Nas redes sociais, internautas despejaram críticas e insinuações contra a estrutura instalada quase na esquina da Rua Tiradentes com a Av. Benjamin Constant, no Centro do principal município do Vale do Taquari. Foi a mesma reação verificada logo após o anúncio do primeiro equipamento instalado na cidade, na Rua Germano Berner, no coração do bairro Florestal. A maioria dos contribuintes apresentou posicionamentos contrários à extensão das calçadas públicas e à consequente ocupação de duas vagas de estacionamento para o lazer e diversão das pessoas. De minha parte, e com todo o respeito aos questionadores, percebo um certo exagero por parte dos críticos e uma visão hermética sobre os benefícios do modelo criado nos Estados Unidos e já bastante difundido mundo afora.
Em primeiro lugar, e isso precisa ficar claro, o custeio da instalação e fabricação da estrutura é 100% privado. É possível questionar a ausência de um “aluguel” por parte do empreendimento beneficiado. Afinal, e até então, o espaço na área central servia como fonte de renda para a Stacione Rotativo, empresa que paga algo em torno de 17% de outorga ao poder público. Mas o modelo foi proposto e aprovado na câmara de vereadores, e posteriormente sancionado pelo prefeito Marcelo Caumo. Ou seja, todos os trâmites legais para a implantação do parklet em vias públicas foram respeitados, e a regulação e os critérios estão disponíveis nas plataformas digitais do governo municipal. Logo, não há motivos para tantas insinuações e especulações sobre o fato.
Outra problemática levantada nas redes diz respeito a um suposto privilégio para as empresas autorizadas a instalar os parklets. Ora, as regras valem para todos e todos podem tentar a necessária autorização. E, desde que a lei foi sancionada, em 15 de março de 2021, o governo municipal só recebeu três pedidos oficiais. Dois já foram aprovados. E um terceiro parklet, previsto para a Av. Avelino Talini, em frente ao prédio 1 da Univates, segue sob análise. Ou seja, é difícil acreditar em eventual “privilégio” em um panorama com pouquíssimo interesse por parte dos comerciantes ou proprietários de lojas, restaurantes, pubs e afins. Se fossem dezenas de pedidos para uma mesma quadra, por exemplo, talvez poderíamos desconfiar de algo neste sentido. Mas não há concorrência.
Dito isso, é preciso avaliar esse movimento contrário. Estudos atestam o óbvio mundo afora: o parklet aumenta receitas dos empreendimentos e, por consequência, gera mais retorno em impostos e empregos à sociedade. Da mesma forma, a “troca” de carros por pessoas cria uma cidade voltada à vitalidade urbana, e muito mais atrativa aos novos consumidores, empresários e investidores. É um círculo virtuoso que não pode ser quebrado pela morrinha da “crítica pela crítica”. Criar uma histeria diante do fim de uma ou duas vagas de estacionamento – em uma área azul com mais de mil opções aos veículos –, e em detrimento às novas oportunidades de renda e boa visibilidade, é quase um retrocesso. E o governo, a câmara e os proprietários estão de parabéns por não se curvarem ao ceticismo. Afinal, há outras inovações pedindo passagem em Lajeado. Não é só o parklet.
Governador visita a região
Chefe do Executivo estadual, Eduardo Leite (PSDB) deve visitar amanhã a cidade de Mato Leitão. A visita foi divulgada pelo prefeito, Carlos Bohn (PSDB), responsável pelos contatos com o Palácio Piratini. O governador deve chegar às 16h30min na localidade de Vila Santo Antônio. Por lá, ele deve acompanhar a inauguração de obras realizadas com o incremento de recursos do governo do Estado. Leite também foi convidado a participar do ato de filiação ao PSDB do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, às 18h45min desta mesma quinta-feira, no CTG Giuseppe Garibaldi.
Tiro curto
– Em Lajeado, a Secretaria de Administração projeta a contratação da empresa DPM para auxiliar “no processo de elaboração do novo Plano de Carreira do Magistério”.
– Também em Lajeado, o vereador Marcos Schefer (MDB) solicita ao governo municipal o “conserto da parada de ônibus localizada na Av. Benjamin Constant em frente à Padaria Suíça no bairro Centro, pois os usuários reclamam que os bancos da mesma em dias de chuva estão sempre molhados, fazendo com que não possam utilizá-los para aguardar os ônibus”.
– Ainda em Lajeado, o vereador Heitor Hoppe (PP) solicita o envio de ofício ao Departamento de Trânsito, sugerindo estudo para “construção de uma rótula e/ou instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Sabiá com a Av. Alberto Muller, no Bairro Universitário”.
– A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) contratou a empresa Gold Acabamentos Ltda para “serviços de pintura e instalação de piso em área da Elog e Aerodromo”. Para isso, vai pagar R$ 12 o m² para pintura e R$ 24,90 o m² para instalação de piso.
– Aliás, e por falar em parklet, um projeto para instalar as estruturas em frente a pontos turísticos e gastronômicos de Estrela chegou a câmara em janeiro de 2022 e os vereadores nunca mais falaram sobre isso. E um dos pontos escolhidos para receber o equipamento era o Memorial de Estrela.
– Em tempo, parabéns aos gestores públicos e privados que lutaram e conquistaram mais de R$ 5 milhões aos hospitais Bruno Born e Estrela para custeio de leitos de retaguarda. Os detalhes estão na página 3. E provam que a união de esforços é o principal caminho ao desenvolvimento regional.
Lançamento oficial da Amat
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) se reuniram ontem em Ilópolis para “tratar de assuntos que vão beneficiar a comunidade regional da parte alta”. E também definiram sobre o lançamento oficial da nova entidade, agendado para o dia 18 de agosto, na sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado. Hoje a Amat já conta com 18 municípios filiados. E a perspectiva é também angariar mais cidades de regiões próximas ao Vale do Taquari.