Governo define empresa para obra na rua principal de Conventos

Um novo olhar sobre os bairros

Governo define empresa para obra na rua principal de Conventos

Construtora Giovanella será responsável por executar primeira etapa do alargamento da Pedro Theobaldo Breidenbach. Assinatura do contrato deve ocorrer até o fim do mês. Projeção é iniciar trabalhos em agosto

Governo define empresa para obra na rua principal de Conventos
Rua principal de Conventos apresenta fluxo intenso de veículos em horários de pico (Foto: Mateus Souza)
Lajeado
oktober-2024

Será assinado até o fim deste mês o contrato para execução das obras de alargamento da rua Pedro Theobaldo Breidenbach, principal via do bairro Conventos e importante conexão com cidades vizinhas. Vencedora do processo licitatório, a Construtora Giovanella será responsável pela execução. O investimento total será de R$ 993,7 mil.

Conforme o secretário municipal de Obras, Fabiano Bergmann, tão logo ocorrer a assinatura do contrato, será emitida a ordem de início dos trabalhos na via. Ao todo, serão alargados 2,6 mil metros quadrados da via, a partir do cruzamento com a rua Rodolfo Bischoff até a esquina com a José Franz. Trata-se de um dos trechos mais problemáticos.

Embora na licitação o prazo estabelecido para conclusão dos trabalhos seja de quatro meses, Bergmann entende que, a depender das condições climáticas do período, fica difícil precisar um tempo exato. “É muito relativo. Se der muita chuva, com certeza vai atrapalhar o cronograma”, argumenta.

Além da terceira faixa, a ser construída no lado direito da via (sentido Forquetinha/Lajeado), serão feitas novas caixas de drenagem da água, com o propósito de diminuir os alagamentos frequentes da via. “Tem toda uma extensão de rede de água a ser tirada para colocação das novas. Isso vai gerar um certo atrito com trânsito e também em dias de chuva”.

Depois que o primeiro trecho de alargamento ser concluído, o governo de Lajeado prepara a continuidade da extensão da terceira faixa. Conforme Bergmann, o município fez uma reunião nesta semana para dar andamento às negociações. A ideia é, em etapas, duplicar toda a Pedro Theobaldo Breidenbach.

“A segunda etapa seria a partir da José Franz, no posto de combustíveis, até a esquina com a rua Carlos Kronhardt ou na entrada para o Supermercado Prass, no loteamento que dá acesso à BR-386. Estamos montando o projeto, salienta o secretário. Futuramente, também se projeta a extensão da terceira faixa até o fim do trecho municipalizado, quase na divisa com Forquetinha.

Reuniões

O início das obras em Conventos, bem como soluções aos alagamentos e excesso de buracos na rua pautaram reunião recente da Associação de Moradores com o Executivo municipal. A presidente da entidade, Daiane Knecht, participou do encontro.

Segundo ela, foram apresentados detalhes do projeto e as ações previstas para mitigar os problemas históricos da rua. Um novo encontro deve ocorrer no próximo mês. “Vamos ver o que já andou em relação às obras”, frisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais