A nossa região é uma verdadeira potência no setor da logística. Somos referência nacional nos serviços de transporte e gerenciamento de cargas, e nos transformamos neste polo graças à força e à resiliência dos líderes, motoristas e demais colaboradores das empresas especializadas no segmento. E precisamos falar mais sobre o assunto, para potencializar as oportunidades, agregar valor ao serviço prestado, e valorizar e capacitar os profissionais envolvidos no processo. Na sexta-feira passada, por exemplo, a reunião-almoço da Cacis deu espaço para o presidente do Setcergs, Sérgio Gabardo (foto), explanar sobre o tema para diversos empresários e agentes públicos locais. E, não por menos, o Grupo A Hora produz um material especial a respeito do assunto, a ser lançado durante a Estrela Multifeira, em novembro, no complexo hidro-rodo-ferroviário do Vale do Taquari.
O conteúdo em produção tem ainda mais valor pelo ineditismo. É a primeira revista sobre o tema com foco no Vale do Taquari, uma região privilegiada com o valoroso conjunto de modais logísticos disponíveis às empresas dos mais diferentes segmentos da economia. Nunca é demais lembrar que, além da BR-386 e das nossas expoentes rodovias estaduais, a região conta com um imponente porto fluvial e uma não menos imponente ferrovia. Sem falar na reformulação do Aeródromo Regional. E a impressão – e isso não é uma opinião apenas deste colunista – é de que todo este privilégio logístico ainda resta subutilizado por boa parte da sociedade regional. Ou seja, pouco aproveitamos as estruturas entregues a partir da década de 70. Um erro crasso. Afinal, a exploração inteligente desses modais tem tudo para ser o grande trunfo regional na busca por maior protagonismo nos negócios.
Rumo à Boppard
Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP) viaja hoje para Boppard, na Alemanha, a “cidade-irmã” dos arroio-meenses. Ele acompanha um grupo de jovens estudantes da cidade, disposto a conhecer um pouco mais a realidade do Velho Continente, e, quem sabe, buscar inspirações para aplicar no próprio município.
Como exemplo, o melhor aproveitamento da orla do Rio Taquari para a diversificação do turismo. Em Boppard, por exemplo, o principal “canal” para atrair turistas – e novos empreendimentos – é o Rio Reno. Ontem, o gestor passou o bastão do Executivo para a vice-prefeita, Adriana Meneghini (PDT). E ela permanece à frente da prefeitura até o dia 30 de julho.
Iluminação inteligente
O governo de Lajeado republicou o edital de concorrência para a primeira licitação de uma Parceria Público-Privada do município. Com a mudança, a sessão pública vou agendada para o dia 17 de agosto, às 9h. O objeto do edital é a “concessão administrativa para implantação, operação, manutenção, eficientização da iluminação pública”, e também da “infraestrutura de telecomunicações (smart city)” e “implantação de usina de geração de energia no município”.
Tiro curto
– Albano Meyer, em comum acordo, deixou de atuar como consultor da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Mesmo assim, ele segue como um dos importantes voluntários do Pro_Move Lajeado e atendendo diversos clientes no Vale do Taquari.
– O governo de Lajeado vai aportar R$ 40 mil para auxiliar a Associação Comercial e Industrial (Acil) na realização da 5ª Jornada Técnica do Setor Alimentício, agendada para ocorrer entre os dias 16 e 19 de outubro.
– A câmara de Lajeado já recebeu os projetos de lei para novas permutas de terreno na cidade, com o objetivo de instalar a Central de Polícia e preparar terreno para o Instituto Geral de Perícias. No primeiro caso, o município vai custear parte da obra e em contrapartida, ficará com o imóvel atual das delegacias, ao lado do Parque dos Dick. No segundo caso, houve uma permuta com particular por um terreno próximo à futura Central de Polícia, também no bairro São Cristóvão.
– Ainda sobre a internação do vereador Lorival Silveira (PP) em Brasília, a Mesa Diretora da câmara busca informações sobre eventual custeio de despesas extras do parlamentar durante o período internado – e também a pós-internação. Pelo regimento, a casa legislativa só pagaria a passagem de volta.
– Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) designou o Secretário da Fazenda, Felipe Diehl (PL), para exercer o cargo de Secretário de Administração e Segurança Pública durante as férias do titular, Comandante César. Diehl assumiu ontem e segue na dupla função até o dia 31 de julho.
– Em tempo, a 16ª Coordenadoria de Saúde (CRS) agora conta com um “coordenador adjunto”. O nome dele é Paulo Roberto Azevedo. Natural e residente em Bom Retiro do Sul, ele tem no currículo a assessoria do ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e será o braço direito da titular, Rafaela Fagundes.
Lorival segue em Brasília. Gisch deve assumir a cadeira
Vereador de Lajeado, Lorival Silveira (PP) recebeu alta ontem do Hospital Santa Luzia, em Brasília. O parlamentar estava internado desde quarta-feira da semana passada. Ele se sentiu mal durante uma visita ao congresso nacional, e os exames indicaram uma embolia pulmonar. Mesmo com a liberação dos médicos para deixar a casa de saúde, Silveira deve permanecer mais alguns dias na capital federal. Segundo ele, a médica responsável pelo atendimento alerta para os riscos de uma viagem de avião. “Já no transporte por ônibus ou carro, fica a questão do risco de dar um problema e não ter assistência necessária no local. É complicado, mas vou conversar com os profissionais para saber a melhor forma de voltar para casa”, afirma ele. E hoje, durante a sessão plenária da câmara, Waldir Gisch (PP) deve assumir a cadeira dele. Ele é o segundo suplente. A primeira suplente é Mara Goergen (PP), a ex-presidente do Sindicato dos Professores Municipais.