Natureza revoltosa

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Natureza revoltosa

Lajeado

Os românticos diriam que a mãe natureza está punindo seus filhos humanos por não cuidarem do meio ambiente. Revoltosa, manda chuva forte, vento… Os ciclones arrasam cidades e deixam expostos aqueles que as construíram.

Culpa de quem?

De certa forma, os humanos têm sim sua parcela de culpa. O ciclone, que atingiu, inclusive, o Vale do Taquari, é reflexo do aquecimento global.

Ciência explica

Há um fato que pode influenciar a intensidade dos ciclones, que é justamente o aquecimento da atmosfera e do oceano. “Um oceano mais quente consegue evaporar mais água. Uma atmosfera mais quente, por conta do aumento da temperatura, retém mais umidade, que é um elemento muito importante para determinar a intensidade dos ciclones”, explica Marcelo Seluchi, meteorologista e coordenador-geral de Operação e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Pingos D’água

Cinquentenário – O Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, completa 50 anos. A Unidade de Conservação de Proteção Integral abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana. No local, se encontram o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos. Detalhe: Ficou mais de dez anos fechado, devido a queimadas e degradação. A reabertura ocorreu em 2002.

Cão que salva – O Corpo de Bombeiros Militar do RS celebra os 20 anos de atividade com cães. Com treinamentos diários e obtenção de certificações locais e nacionais, o serviço de busca e resgate gaúcho é referência na especialidade.

Reutilizar – Diversas campanhas do agasalho são promovidas durante o período de inverno. Uma boa oportunidade para ajudar as pessoas e exercer um dos sete R’s da sustentabilidade.

Cientista kids

Em outubro, a Univates pomove a 4ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil – Mostra Kids. O evento acontece junto com a 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e 12ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa e tecendo redes interdisciplinares. A Mostra Kids pretende incentivar a alfabetização científica na Educação Infantil, possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos professores em conjunto com seus alunos, oportunizando a produção e a socialização do conhecimento, além de estimular a imaginação e a curiosidade por meio da pesquisa, possibilitando o surgimento de futuros pesquisadores.

 

Impulso energético

O Plano Safra da Agricultura Familiar disponibiliza R$ 71,6 bilhões. Uma das possibilidades é a aplicação em projetos volttados à sustentabilidade, como energia fotovoltaica.

Acompanhe
nossas
redes sociais