O governo de Marques de Souza segue os esforços na articulação por melhorias no acesso ao município pela BR-386. Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta terça-feira, 18, o prefeito em exercício, Lairton Heineck relata que, recentemente, a população ameaçou bloquear a rodovia.
Entende, porém, este não ser o caminho para a resolução do entrave, que envolve contratos com uma grande empresa: a CCR. “A gente sempre pede cautela, porque as mudanças devem ser feitas por meio de protocolos e hierarquia. São esferas diferentes em que os assuntos devem ser tratados.”
Heineck destaca que o município foi autorizado a fazer o trabalho de conservação das vias laterais, as quais apresentam constantes problemas como buracos e inundações. No entanto, o trabalho deveria ser executado pela concessionária, pondera. “A gente vê por parte da CCR uma inércia muito grande.”
No início de julho, o prefeito Fábio Mertz participou de reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Florianópolis. Um novo projeto para o trevo de acesso à BR-386 foi debatido, neste que foi o segundo encontro com as lideranças da reguladora para discutir medidas a fim de atenuar os problemas.
Conforme Heineck, nova mobilização política será feita junto à comissão tripartite do Vale do Taquari a qual debate alterações no plano de concessão da BR-386.
Assista a entrevista na íntegra