Há 20 anos – Um bafômetro para 39 cidades

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Um bafômetro para 39 cidades

Lajeado

Duas décadas atrás, somente a Polícia Rodoviária Federal de Lajeado tinha um etilômetro (mais conhecido como bafômetro). Os outros equipamentos estavam defasados e, na época, o aparelho custava R$ 14 mil.

O inspetor Volmar Saraiva explicava que os aparelhos estavam obsoletos (Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Quando os policiais não tinham o bafômetro para usar, encaminhavam o condutor a um exame clínico, com um médico legista ou no hospital.

Naquele tempo, o chefe da 4ª Delegacia da PRF era o inspetor Volmar Saraiva, que explicava que o número de motoristas alcoolizados nas rodovias da região não era alto, a maioria estava dentro do limite permitido pela lei. Na época, o condutor poderia ter uma taxa de 0,06% de álcool no sangue. Desde 2008, a tolerância é zero.

 

 

 

 

 

 

Enquanto isso…

Foto: Reprodução

Morte de Celia Cruz – Apelidada de “A Rainha da Salsa”, a cantora cubana morreu aos 77 anos no dia 16 de julho de 2003, vítima de um câncer no cérebro. Nascida em Havana como Úrsula Hilaria Celia Caridad Cruz Alfonso, adotou o nome artístico de Celia Cruz e se tornou um ícone da música latina. Ela morreu em sua casa, nos Estados Unidos, onde morava desde 1960, quando foi obrigada a deixar Cuba devido aos atritos com o regime de Fidel Castro.

 

 

 

 

 

 

 

Há 50 anos – Estudo para um novo prédio

O governo municipal estudava a compra de um terreno na esquina das ruas Fernando Abott e Chachá Pereira, que na época pertenciam a Rudolf Wirz. A ideia era construir um edifício de 40 apartamentos.
Hoje, no local, existe um prédio em que a Corsan está instalada. A companhia é responsável pelo abastecimento de água de Estrela desde 1970. Cerca de três anos depois, um convênio entre a Corsan e o município propiciou a instalação de 17 mil metros de rede de água e a construção de um reservatório no bairro dos Estados.

Enquanto isso…

Raio laser nas telecomunicações – A Telebrás e a Universidade Estadual de Campinas firmavam um convênio para uma pesquisa envolvendo o raio laser. Na época, os primeiros testes com a fibra óptica estavam sendo feitos e a expectativa com o laser era realizar até 500 mil chamadas telefônicas simultâneas.

Acompanhe
nossas
redes sociais