O tradicionalismo é só pra tradicionalistas?

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

O tradicionalismo é só pra tradicionalistas?

Em uma roda de conversas há pouco tempo atrás, eu ouvi alguém falar: “O gaúcho é, por si só, grosso e mal educado, e tem um publico especifico”.

Mas estão claramente confundindo as épocas e os termos. Bueno, penso que o gaúcho e o gaudério, segundo definição do dicionário, são dois personagens completamente diferentes. O gaudério é considerado o vagabundo, o peão que não tem compromisso com nada e que, se der na telha, cai no mundo. Já o gaúcho, tem respeito pela família, pelas pessoas, pelos gostos e costumes, respeita o ser humano. Seja ele à moda que for, é educado.

O tempo do gaúcho grosso e gritão já se foi. Temos tradicionalistas hoje trabalhando em todas as áreas. Temos o gaúcho engenheiro, o gaúcho arquiteto, o gaúcho empresário, o gaúcho professor, historiador. Temos todas as classes, com gaúchos que defendem o nosso modo de viver intensamente e com o amor.

A Miss tradicionalista

Mari Brechane, vencedora do Miss Universo Brasil 2023, é modelo e estudante de jornalismo, natural de Rio Grande. A final ocorrido no dia 8 de julho de 2023, conforme matéria já noticiada pelo Grupo A Hora, e tantos outros meios de comunicação. Ela é tradicionalista e se orgulha de ser gaúcha. É um exemplo de que o tradicionalismo não é só pra tradicionalistas, tenha orgulho desta terra como a Mari.

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais