Casa de Cultura: residência mais histórica de Lajeado

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Casa de Cultura: residência mais histórica de Lajeado

Vale do Taquari

Nas esquinas das ruas Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos, está localizado o único prédio tombado de Lajeado. Com mais de 100 anos, a Casa de Cultura é um verdadeiro reduto da trajetória lajeadense.

O 365 vezes no vale adentrou os recintos desse prédio histórico inaugurado em 1990. Na época, lá funcionava a intendência do município, uma espécie de prefeitura da época. Construído com predominância do estilo neoclássico, permanece preservado até a atualidade.

Desde 1993, o Museu Histórico Municipal Bruno Born passou a funcionar no local. São cerca de mil objetos expostos em salas temáticas. Esses espaços guardam objetos importantes ao longo da história lajeadense, simulam como era uma sala de estar ou uma escola no passado e até relembram as tecnologias que marcaram época décadas atrás.

Entre os objetos, destaque para armas antigas, uma urna funerária indígena, o berço de Bruno Born e vários objetos antigos como máquinas de escrever ou telefones antiquados para a modernidade dos smartphones.

No subsolo está um dos espaços mais curiosos do prédio. É a cadeia municipal que funcionou junto da intendência por cerca de 30 anos. Um espaço recria como era estar encarcerado na sala escura de paredes frias e janelas minúsculas por onde passava a ventilação.

Esse espaço era destinado para prender por um curto período de tempo pessoas que cometiam crimes leves.
No segundo andar do prédio está localizado um pequeno auditório com a galeria dos prefeitos. Este pavimento também é destinado para exposições culturais que mudam mensalmente, abrindo espaço para que os artistas da região mostrem o seu talento.

A Casa de Cultura abre de segunda a quinta-feira, das 8h30min até as 11h30min e das 13h30min até 16h45min. Nas sextas-feiras, funcionamento das 8h as 14h sem fechar ao meio-dia. Para fazer as visitas guiadas, recomendação é agendar com antecedência. Mas é possível conhecer o local sem o acompanhamento. A entrada é totalmente gratuita. Se te interessou pelo tema, confere o vídeo completo divulgado no YouTube do 365 vezes no vale no QR code abaixo.

Acompanhe
nossas
redes sociais