Novo ginásio integra proposta de transformação do Florestal

Um novo olhar sobre os bairros

Novo ginásio integra proposta de transformação do Florestal

O antigo ginásio na Avenida dos Quinze dará espaço a um complexo comercial. Estrutura de esporte e lazer deve ser construída ao lado da rodoviária, na Avenida Benjamin Constant. Proposta ainda vai passar pela câmara de vereadores

Novo ginásio integra proposta de transformação do Florestal
Lajeado

O projeto do novo ginásio de esportes do bairro Florestal já foi apresentado pelo governo de Lajeado aos representantes da associação de moradores. O plano é construir o espaço no terreno das capelas mortuárias municipais, ao lado da rodoviária. A proposta contempla um complexo esportivo, com um ginásio de duas quadras e uma área externa de lazer.

As alterações ocorrem porque o atual ginásio de esportes do bairro, localizado na Avenida dos Quinze, dará espaço a um complexo comercial. A proposta é de um grupo de empresários da região.

Entre os empreendimentos que serão incorporados ao complexo, está um “atacarejo” do Grupo Passarella. O local será agregado a uma parte do imóvel do antigo estádio do Clube Esportivo Lajeadense. A empresa catarinense deve pagar cerca de R$ 2,3 milhões ao município, e o valor será investido de forma integral na construção do novo ginásio.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, as novas capelas mortuárias ficarão no mesmo espaço do complexo esportivo, de frente para a Travessa da Paz. “O local será ampliado e, assim, melhor utilizado. Saímos da reunião com a associação de moradores com a mensagem de que a proposta foi bem avaliada”, conta.

Ainda não é possível prever quando devem iniciar as obras, uma vez que a negociação deve passar pela análise dos vereadores. Conforme Caumo, a ideia é que a construção seja executada pelo grupo de empresários, mas ainda é preciso analisar aspectos legais. As alterações incluem também uma nova rotatória na Avenida Benjamin Constant, de frente à área das câmaras mortuárias.

Avaliação positiva

Presidente da associação dos moradores do bairro Florestal, Sadi Marques ressalta que todos os residentes do local foram convocados a participar do debate sobre o novo ginásio. “Todos estão bem esclarecidos sobre o projeto. Da nossa parte, não há nada de errado. O espaço ficará espetacular”, comenta.

Para garantir que o projeto seja executado da forma como foi apresentado, Marques conta que está sendo elaborado um contrato que deve ser assinado por quem executar a obra. “Não desconfiamos de nada, mas é um direito nosso. Não queremos receber a obra de qualquer jeito e depois nós temos que nos virar com tudo”.

Na perspectiva do presidente, as mudanças feitas no bairro serão boas para a cidade e, em especial, para os moradores dos arredores.

Expectativa

Moradora do bairro Florestal há 10 anos, Neli Bonet, 67, não vê prejuízos na mudança de localização do ginásio. Para a aposentada, o importante é que o local possa ser utilizado para atividades da comunidade. “Hoje, o Grupo Horizonte, que é da terceira idade, utiliza um espaço que precisa pagar um aluguel muito alto. O ideal seria usar o ginásio, que é nosso”, aponta.

A vizinha Beatriz Blac, 77, destaca também o quanto a mudança vai gerar mais movimento para o bairro. “Vai ter mais circulação de carro, mas isso faz parte do progresso”, comenta. Ela também fala sobre os benefícios de um complexo esportivo. “Lá no Centro ofereciam atividades de ginástica para os idosos. Seria tão bom se pudesse fazer isso aqui. Ficaria mais perto para todos e, agora, teria espaço para isso”.

O ginásio de esportes do bairro, localizado na Avenida dos Quinze, dará espaço a um complexo comercial (Foto: Filipe Faleiro)

Acompanhe
nossas
redes sociais