Há 20 anos – Protestos contra a reforma na previdência

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Protestos contra a reforma na previdência

O Governo Federal enfrentava uma série de greves e protestos pelo país. A maioria dos manifestantes eram funcionários públicos, que protestavam contra a reforma na previdência.
Na época, o Executivo era chefiado por Lula e defendia a criação da contribuição previdenciária para os servidores inativos. Além disso, era proposto também um teto para os benefícios e o aumento da idade mínima para a aposentadoria. Em Lajeado, a agência do INSS aderia à paralisação. Na época, a maior crítica era quanto ao aumento de 7 anos na idade mínima para solicitar a aposentadoria.
Apesar dos protestos, muitas medidas foram efetivadas. A partir de 2003, a aposentadoria do servidor deixou de ser calculada pela última remuneração e passou a considerar a média das contribuições. Além disso, a reforma também criou a taxação de servidores públicos aposentados, que passaram a contribuir com 11% do benefício recebido.

A primeira geada de 2003

O Vale do Taquari registrava a madrugada mais fria do ano até então. A Estação Climática do Colégio Teutônia marcava 0ºC. Em Capitão e Encantado, a geada cobriu os campos, deixando a paisagem branca. Em Lajeado, a temperatura mais baixa foi 1,6°C , registrada pela Univates.

Há 50 anos

 

Acompanhe
nossas
redes sociais