A campanha sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias psicoativas na infância e na adolescência tem mais de uma década. Lançada em Lajeado, o Programa Vida+Viva sem Álcool já apresentou três pesquisas sobre a incidência do uso por menores de idade.
Na semana passada, o estudo coordenado por Luís César de Castro, ganhou destaque no Conselho Estadual de Farmácias. Inclusive os questionários começam a ser aplicados em outras cidades. Estrela terá o próprio diagnóstico.
Em Lajeado, houve um aumento perto dos 20% nos índices de experimentação de álcool e outros compostos químicos. Em 2002, primeira edição, 62% dos jovens de 12 a 17 anos confirmaram ter experimentado alguma substância. Na pesquisa mais recente, esse percentual foi de 80%.
Outro fator preocupante está na elevação do consumo em idades mais tenras, com experimentações antes dos 10 anos. Essas informações são alarmantes, pois trazem consequências graves para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças e adolescentes.
Riscos aos menores
Saúde física e mental
O uso de substâncias psicoativas pode causar danos cerebrais, problemas no fígado, distúrbios do sono, depressão, ansiedade e dependência química;
Prejuízo cognitivo
O consumo de drogas e álcool afeta o desempenho escolar e repercute sobre a capacidade cognitiva;
Comportamento e relações familiares
O uso contínuo também interfere sobre comportamentos. O jovem fica mais propício a atitudes de risco, além de causar conflitos familiares, isolamento social e a perda de amizades saudáveis.
Um ano de James Webb
O telescópio espacial da Nasa publicou a primeira imagem em 11 de julho de 2022. Ele levou 30 anos para ser construído e custou cerca de 10 bilhões de dólares. O James Webb foi lançado em dezembro de 2021. Hoje é a estrutura mais moderna da agência americana.
Ontem, publicou uma nova foto, que registra o nascimento de estrelas. Se trata da formação estelar Rho Ophiuchi, a uma distância de 390 anos-luz da terra (equivale a cerca de 3,6 trilhões de quilômetros).
Pela descrição da Nasa, as áreas escuras são mais densas e envolve as protoestrelas. Em vermelho, são jatos de hidrogênio molecular.
Uma imagem incrível que mostra o quão misteriosa é a expansão do universo.
Drops High Tech
• Mark Zuckerberg, dono na Meta, está 61 bilhões de dólares mais rico. Tudo por conta do Threads. Aplicativo semelhante ao Twitter;
• Elon Musk, dono do Twitter, não gostou. Tanto que promete ir à Justiça contra o rival. A acusação é que a Meta “roubou segredos comerciais”;
• Os dois inclusive agendam uma luta. O palco seria o Coliseu, na Itália. Imagina só, dois bilionários da tecnologia saindo no braço.
• O próprio Dana White, do UFC, se prontificou em organizar o evento. Ao que comentam, seria entre março e abril de 2024. É ver para crer;
• Nesta luta, ninguém espera um brasileiro. Mas aí que está. Jonatan Grosman, doutor em Ciências da Computação pela PUC-RJ, desenvolveu o aplicativo mais baixado no mundo. O Flipar, pela plataforma de IA, Hugging Face, foi quase 72 bilhões de vezes baixado.