A lajeadense Maria Bernardete Heemann ficou entre as quatro finalistas do concurso Miss Brasil de 1970. Na época, ela era a representante do RS e chegou a conhecer Vera Fischer, a Miss Brasil de 1969. Mais de 50 anos depois, na noite desta quinta-feira, 13, Vera chega ao Vale do Taquari e se apresenta no Teatro da Univates com a peça “Quando eu for mãe quero te amar desse jeito”.
Boas lembranças
Nascida em 1950, Maria Bernardete venceu o primeiro concurso de beleza aos 15 anos, quando recebeu a faixa de Miss Brotinho de Lajeado. Aos 20, participou do concurso nacional e foi escolhida para representar o Brasil no Miss Beleza Internacional, que aconteceu em Long Beach, na Califórnia, em 1971.
Maria Bernardete Betti, como ficou conhecida após o casamento, faleceu em 2014. Quem recorda a história dela nos concursos de beleza é a filha, Mariana Betti.
Ela conta que foi a mãe da ex-miss que incentivou as participações. Maria Bernadete, desde criança, foi preparada com aulas de balé, piano, cuidados com a alimentação e postura.
Começou participando dos concursos regionais. Depois de ficar entre as finalistas do Miss Brasil, a lajeadense recebeu convites para trabalhar em rádios e até na televisão. Mas, naquela época, já tinha conhecido o futuro marido, lembra Mariana.
A ex-miss era muito conhecida pela região e foi jurada de inúmeros concursos, deu aulas de etiqueta e também ajudou na preparação de várias meninas para os concursos de beleza, além dos bailes de debutantes.
Muitas lembranças de Maria Bernadete continuam intactas em álbuns de fotografias e recordações. Na Casa de Cultura do município, está em exposição o traje que ela usou no concurso de Miss Brasil.
Fundação do Jornal de Lajeado
Esse semanário foi lançado em 13 de julho de 1973 e tinha como diretor e proprietário Olavo Carlos Wagner. Na época, o professor e historiador José Alfredo Schierholt era redator e, mais tarde, se tornou editor. Cerca de dois anos depois da fundação, em 1975, o Jornal de Lajeado foi adquirido pela Folha do Mate, de Venâncio Aires. O antigo periódico deixou de circular em agosto de 1976.
Há 20 anos – Festa de Inverno no Castelinho
A tradicional festa julina do Colégio Presidente Castelo Branco, de Lajeado, reunia pais e alunos na escola. A organização era do Círculo de Pais e Mestres e do Grêmio Estudantil.
Entre as atrações estavam a pescaria, cadeia, dança de quadrilha, além de apresentações dos alunos e do Clube de Mães. A Festa de Inverno ocorria há cerca de 15 anos e é realizada ainda hoje. A próxima edição está programada para esta sexta-feira, 14, a partir das 18h, para os alunos e familiares.