A árdua missão de enxugar a máquina pública

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A árdua missão de enxugar a máquina pública

O vereador Carlos Ranzi (MDB) foi o sexto parlamentar a pedir “vistas” ao projeto de lei que extingue 14 cargos efetivos e comissionados na câmara de Lajeado, e em contrapartida cria duas vagas concursadas para as funções de Tesoureiro e Auxiliar Administrativo/Compras. Antes dele, os colegas Waldir Blau (MDB), Sérgio Kniphoff (PT), Ana da Apama (MDB), Marcos Schefer (MDB) e Vavá (MDB) também solicitaram o mesmo pedido para trancar a votação da proposta. Na sessão plenária dessa terça-feira, dia 11 de julho, a matéria já havia completado três meses sob “análise” dos representantes do poder Legislativo. Isso porque a Mesa Diretora assinou o projeto original no dia 10 de abril, e incrementou uma emenda assinada por Alex Schmitt (PP) e Paula Thomas (PSDB) no dia posterior. Ora, das duas, uma. Ou a oposição não compreendeu a importância de enxugar a máquina pública, ou a construção original da ideia deveria ter sido feita de forma mais coletiva, e com menos brilho a determinados agentes. Fato é que a novela se estende e a impressão, por vezes, é de um espinhoso jogo de xadrez recheado de artimanhas, acordos pessoais e retaliações.

Mudanças no Plano Diretor

O governo de Lajeado convoca a comunidade para participar de uma audiência pública sobre o Plano Diretor. O encontro ocorre no dia dois de agosto, às 8h30min, no Salão de Eventos da prefeitura. As propostas de mudanças envolvem possíveis alterações de Zoneamento de Uso do Solo Urbano, Sistema Viário, Regime Urbanístico e Classificação das Atividades e Parcelamento do Solo. Entre as prováveis mudanças, o deslocamento de uma via municipal ainda sem nome para garantir a expansão do aterro sanitário, e alteração de recuo viário na rua Paulo Emílio Thiesen.

 

“Vias coletoras” na RSC-287

A Concessionária Rota de Santa Maria, responsável pelas obras de duplicação e manutenção da RSC-287, promete agir em consonância com o governo estadual para mitigar os impactos das regularizações de acessos junto aos moradores lindeiros à rodovia. Há inclusive a possibilidade da empresa absorver parte dos custos, como forma de não “punir” quem vive ao lado da pista faz décadas. E uma das boas propostas é a criação das chamadas “vias coletoras”, uma espécie de via marginal para agrupar diversos acessos e transformá-los em um só ponto para acessar a rodovia.

Lajeado e o Ibama

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) visitou ontem a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o nosso estimado Ibama. Em pauta, a inovadora proposta de criar um parque ambiental com cerca de 50 hectares na localidade de Alto Conventos, em parceria com a Concessionária CCR Via Sul, a responsável pelas obras de duplicação e ampliação da BR-386. E, de acordo com o gestor lajeadense, os representantes do Ibama ficaram “muito interessados” em participar e validar o projeto considerado “inédito” pelo próprio instituto.

Cessão de imóvel à igreja em debate

Um projeto de lei para cessão de uso de imóvel público em Teutônia incomoda alguns vereadores de oposição. Especialmente após uma retificação da proposta original. Eu explico. A ideia inicial do Executivo era conceder uma área nobre – localizada no Centro Administrativo – à Associação Atitude Real de Carinho e Amor (Arca) pelo período de um ano. Entretanto, uma “mensagem retificativa” ao PL aumentou o prazo de concessão para 10 anos. A entidade beneficiada, conforme a própria mensagem justificativa da matéria, já ocupa o terreno “há mais de uma década”. Ainda de acordo com o governo, a Arca realiza atendimentos de crianças, jovens e adultos, e também presta acolhimento às famílias mais vulneráveis. E um fato curioso. As placas de identificação do local informam que lá funciona a Igreja Missionária de Evangelização em Células (Imeec), por onde transitam centenas – ou milhares – de fiéis e possíveis eleitores todos os anos.

Tiro curto

– Em Teutônia, dois vereadores solicitaram licenças de 30 dias. Márcio Vogel (MDB) deixa o plenário no dia 15 de julho, e Jorge Hagemann (PDT) no dia 17 de julho. Em suas vagas, ingressam os suplentes Nerci Engelmann e Ricardo Suhre, respectivamente. Suhre, aliás, é o atual Secretário da Fazenda. E ainda não está definido quem assumirá a pasta durante o período. Em outras oportunidades, o próprio prefeito assumiu as funções na Fazenda.
– Também em Teutônia, o vereador Juliano Körner (PDT) já retornou à função de Secretário de Saúde. Ele foi exonerado pelo prefeito no início da semana só para participar da sessão da câmara dessa terça-feira. No plenário, ele votou pela rejeição da denúncia de quebra de decoro contra o vereador Claudiomir de Souza (UB). Pelo jeito, o PDT não confiava muito na suplente.
– O diretório do PSDB de Encantado conta com a presença do governador Eduardo Leite no ato de filiação do prefeito Jonas Calvi, agendado para o próximo dia 20, no CTG Giuseppe Garibaldi. O chefe do Executivo estadual colocou o evento na agenda. Mas, e de acordo com os próprios tucanos da cidade, “pode ocorrer imprevistos”. Aguardemos.
– Também em Encantado, as informações de bastidores são animadoras para quem defende o bom uso dos recursos públicos. Segundo fontes, o projeto de lei para regularizar o pagamento de diárias – passa a ser o ressarcimento do que efetivamente for gasto durante as viagens – “está no forno”.
– O governo estrelense contabilizou quase 300 inscritos no primeiro dia de inscrições para a 15ª Rústica de Estrela. E isso comprova a vontade da comunidade regional de praticar exercícios. Aliás, o número recorde – quase 1,4 mil atletas – da edição do fim de semana passado do Circuito dos Vales é outra constatação importante neste sentido.
– A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) contratou a Metalúrgica Hauschild para “aquisição e instalação de portões para área de estacionamento”. O custo será de R$ 14,5 mil.
– Ainda em Estrela, a câmara avalia projeto de lei que “autoriza o Executivo a receber em doação, com encargos, duas áreas de terras localizadas na Rua Coronel Mussnich, com a finalidade de melhorar o fluxo de veículos e alargar a via na saída da ponte no Arroio Estrela no semáforo entre a Avenida Rio Branco e a Rua Coronel Mussnich”.

Acompanhe
nossas
redes sociais