O Ministério Público de Lajeado pedia redução no número de vereadores do município a partir das eleições de 2004. Na época, o Legislativo tinha 17 vereadores, mas o MP sugeria somente nove, o que renderia uma economia mensal de R$ 15,6 mil.
Na época, o promotor Carlos Fiorioli explicava que a legislação determinava que um município com até um milhão de habitantes poderia ter no máximo 21 vereadores. Sendo assim, para manter as proporções, Lajeado deveria ter nove. A câmara defendia que, se a mudança ocorresse, Lajeado ficaria equiparada a municípios com número muito inferior de habitantes, o que também não era proporcional.
Lajeado já chegou a ter 21 vereadores, no fim da década de 1980. Naquele tempo, no entanto, municípios como Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza ainda faziam parte da cidade. Hoje, o Legislativo lajeadense tem 15 vereadores.
Enquanto isso…
Pretexto para a Guerra do Iraque – O diretor da CIA (serviço secreto norte-americano) afirmava que a agência errou ao permitir que o presidente George Bush usasse uma informação em um discurso. Bush tinha dito que os EUA sabiam que Saddam Hussein teria tentado comprar armas nucleares para o Iraque. Meses depois, a Casa Branca assumia que a informação nunca tinha sido checada. Na época, essa suposta compra foi um dos principais argumentos para justificar a invasão ao Iraque.
Há 50 anos – Nova sede para a Sociedade Rio Branco
Enquanto isso
Albert Sabin no Brasil – O médico foi responsável pelo desenvolvimento da vacina oral contra a poliomielite (a famosa gotinha). Há 50 anos, Sabin estava no Brasil e discursava no congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e falava sobre suas pesquisas no campo do câncer. Na época, o médico já alertava para a relação do desenvolvimento da doença com o cigarro.