O PSDB de Lajeado realizou encontro no sábado, na Associação Atlética Municipal. O evento serviu para um realinhamento de ideias e propósitos entre os velhos e os novos correligionários na principal cidade do Vale do Taquari. Hoje a sigla está coligada ao PP e responde por duas secretarias municipais: Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Planejamento e Urbanismo (Seplan). Aliás, a nova secretária da Seplan, Cátia Bertelli, ainda não se filiou ao PSDB. Mas isso deve ocorrer nos próximos dias. Sobre o pleito de 2024, o partido quer buscar um protagonismo ainda maior junto ao poder público municipal. Para isso, aposta em novos filiados e, também, nos frutos gerados pelo governo estadual, comandado pelo tucano Eduardo Leite. Aliás, a reunião desse fim de semana contou com a presença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e do Diretor da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sandro Kirst.
O PT, o sindicato, a justiça e a Corsan
A venda da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) quase não saiu a tempo do governador Eduardo Leite (PSDB) participar do ato de assinatura do contrato, realizado na noite dessa sexta-feira, véspera da viagem dele para os Estados Unidos. Eu explico. Na mesma sexta-feira, horas antes do evento oficial, o TJ/RS foi bastante demandado por agentes contrários à venda da estatal. A presidente do TJ/RS, Iris Helena Medeiros Nogueira, não acatou o mandado de segurança impetrado pelos deputados do PT, Jeferson Fernandes, Miguel Rosseto e José Sidney Nunes de Almeida. Eles alegavam “prejuízos irreparáveis” “abuso de poder do ato negocial”. Na mesma sexta-feira, o Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, integrante do 11º Grupo Cível do TJRS, indeferiu o mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado (Sindiágua).
TCE, Consisa e as telas interativas
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do Conselheiro Renato Azeredo, expediu decisão que extingue a Tutela de Urgência que impedia o Executivo de Cachoeirinha de aderir à ata de registro de preço do Consisa VTR para compra de telas interativas. De acordo com o documento assinado na sexta-feira passada, “tanto a Área Técnica quando o Ministério Público de Contas reconheceram a impossibilidade de se concluir de forma inequívoca sobre a caracterização de sobrepreço”. O conselheiro cita, também, que um Processo de Contas Especiais foi aberto para examinar “com maior profundidade” outras questões suscitadas na auditória do TCE.
Tiro curto
– A troca de endereço do ginásio de esportes do bairro Florestal, em Lajeado, não deve ser tão pacífica como o governo municipal esperava. A ideia é levar as quadras para o terreno das câmaras mortuárias, ao lado da rodoviária. Entretanto, a proposta de demolir as capelas é vista com tristeza por parte de muitos rotarianos que participaram da construção comunitária daqueles espaços.
– Governador em exercício, Gabriel Souza (MDB) foi convidado para visitar Santa Clara do Sul no sábado, quando o poder público realizará a inauguração de um asfaltamento e uma nova ponte.
– O Porto de Estrela vai sediar uma das etapas do projeto Rotas da Inovação, idealizado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O encontro ocorre na próxima segunda-feira, a partir das 15h30min, na sede da E-Log. Uma comitiva da (Sict) coordena a atividade em parceria com representantes da Fapergs, do BRDE, do Badesul, Fiergs e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
– O Sebrae e o Arranjo Produtivo Local de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari anunciam o FoodTech Summit. O evento ocorre no dia 17 de agosto, a partir das 8h40min, no Auditório do Sicredi Integração RS/MG, em Lajeado.
– Presidente da CIC Teutônia e Coordenador Técnico do grupo temático Cadeia Proteína Animal da Federasul, Renato Scheffler integrou a comitiva gaúcha na audiência pública com o diretor de operações financeiras do BNDES, Alexandre Abreu, realizada na semana passada, no Rio de Janeiro. O grupo pede auxílio financeiro de R$ 2 bilhões para socorrer o setor.
– Em tempo. Hoje encerra o prazo para adesão de municípios à Lei Paulo Gustavo, uma forma de garantir acesso aos recursos financeiros disponibilizados pelo Ministério da Cultura.
Movimentos políticos em Roca Sales
Atual prefeito reeleito de Roca Sales, Amilton Fontana (MDB) está fora da corrida eleitoral do próximo ano. E, diante da janela aberta aos novos pretendentes, não faltam especulações na pequena cidade localizada às margens do Rio Taquari. Na semana passada, por exemplo, o nome do ex-gestor, Moacir Lanzini (MDB), voltou a ser lembrado entre alguns articulistas políticos. Ele possui quase cinco décadas de vida pública. Foi vereador de 1976 a 1982, chefe do Executivo em duas oportunidades (de 1983 a 1989, e de 1993 a 1996), e já atuou como assessor parlamentar dos ex-deputados estaduaus Antônio Lorenzi, Nelson Proença, Elmar Schneider, Alexandre Postal e Álvaro Boesio. Atualmente, ele é o assessor do presidente da assembleia, Vilmar Zanchin (MDB).
Formação cultural no RS
O Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), vinculado à Secretaria da Cultura (Sedac), assume o eixo formativo do Complexo Cultural do Theatro São Pedro. Em conjunto com a Fundação Teatro São Pedro (FTSP), a diretora do Ieacen, a lajeadense Gabriela Munhoz, será a responsável pelas ações que serão executadas em parceria com o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS). Além de um vasto repertório de cursos, com a criação de uma escola de artes cênicas, os planos para a parceria – denominada Laboratório Multipalco – incluem descentralizar a ocupação do Teatro Oficina Olga Reverbel, inaugurado em março deste ano. A sede do Ieacen, que estava localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, foi transferida para o complexo. A solenidade de assinatura dos termos de cooperação acontece hoje, no Theatro São Pedro