O Lajeadense desperdiçou novamente a chance de avançar de forma antecipada aos mata-matas do Gauchão Série A2. No domingo, 9, recebeu o São Gabriel e não saiu do 0 a 0 na Arena Alviazul. Com o resultado, a equipe do Vale do Taquari joga pelo empate na última rodada, fora de casa, contra o Bagé, para chegar às quartas de final sem depender de resultados paralelos.
Se na rodada anterior a derrota foi merecida para o Guarani em Venâncio Aires, o Lajeadense merecia outra sorte diante do São Gabriel. Foi o Alviazul quem jogou melhor e criou as melhores chances. Pelo menos quatro pararam em boas defesas do goleiro Thierry, o grande destaque da partida. Aos 30 minutos do segundo tempo, Edson chegou a marcar o gol que garantiria a classificação. No entanto, o árbitro auxiliar, de forma equivocada, marcou impedimento.
Além de não fazer a sua partida, o Lajeadense viu os adversários diretos pontuarem. O Guarany de Bagé venceu o Guarani de Venâncio Aires e além de garantir classificação assumiu a vice-liderança. O Bagé venceu o Santa Cruz fora de casa e igualou em pontos o próprio Alviazul, ficando atrás nos critérios de desempate, enquanto que o Pelotas empatou com o Inter-SM e ainda mantém vivas as chances de classificação.
O que o Alviazul precisa para classificar
Mesmo que tenha feito apenas um ponto em dois jogos contra os lanternas do grupo, o Lajeadense ainda depende apenas de si para avançar às quartas de final. No domingo, 16, o empate na Pedra Moura já serve. Caso seja derrotado para o Bagé, o Alviazul ainda avança se o Pelotas não derrotar o Santa Cruz na Boca do Lobo.
Demais definições na Divisão de Acesso
Monsoon e Brasil de Farroupilha já estão classificados no Grupo A. Glória, União Frederiquense e Passo Fundo disputam as outras duas vagas. O rebaixado do grupo é o Tupi.
No Grupo B, Santa Cruz e Guarany estão classificados. Lajeadense, Bagé e Pelotas disputam as outras duas vagas, e o Guarani está rebaixado.