Ademir Kuffel, 63, era vendedor externo de peças da revenda de automóveis Volkswagen de Encantado quando percebeu a oportunidade de abrir o próprio negócio. Na época, início dos anos 80, ele viu a necessidade de um estabelecimento que disponibilizasse peças que não eram oferecidas pelas quatro concessionárias instaladas na cidade: Ford, Chevrolet, Fiat e Volkswagen. “Encantado e região não tinham uma loja de autopeças”, lembra o empresário, que é natural de Vespasiano Corrêa e aos 12 anos mudou-se com a família para Encantado. Ainda na infância, auxiliava o pai na comercialização de frutas.
Em 2 de maio de 1983, Ademir e o sócio Lédio Luis Albanesi abriram as portas da LK Peças numa sala alugada de 50 metros quadrados, em frente ao Hospital Santa Terezinha. A marca LK refere-se às letras iniciais de Lédio e Kuffel. “Nesse tempo havia poucos carros. Fusca, Chevette, Corcel e nada mais. Começamos com meia dúzia de itens, parafusos, estopas, massa. O primeiro cliente foi o Leo Katz, que comprou um jogo de palhetas e limpador de para-brisa. Eu tenho a nota 001 guardada até hoje”, conta. Cinco anos depois, houve a necessidade de um lugar maior e a loja foi transferida para um espaço próprio, na Rua Júlio de Castilhos, número 929, onde a LK mantém o atendimento até hoje.
Em 2009, Ademir adquiriu o controle total da empresa e, ao mesmo tempo, convidou um dos filhos, Vinícius, na época com 14 anos, para conhecer o ambiente da loja e realizar pequenas tarefas, com a expectativa de que pudesse tomar gosto pelo negócio. “Aprendi aos poucos, sempre observando o jeito do pai e dos funcionários mais experientes. Primeiro fiz serviço de banco, depois atendia no balcão”, relata Vinícius, hoje responsável pelo setor de compras. Para o jovem de 29 anos, o diferencial da LK é ter estoque amplo e diversificado, a fim de atender as necessidades mais urgentes. “Quando o cliente precisa de um item, na maioria das vezes, nós temos à pronta-entrega, desde peças para veículos modernos até os mais antigos. Chegou aqui, saiu com a peça”, garante.
A atual estrutura da LK conta com 10 colaboradores. O prédio ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados e, até o final do ano, será ampliado em mais 500 metros a fim de proporcionar maior capacidade de estoque. “Temos a meta de evoluir nos próximos anos, mas sempre observando nossa capacidade de controle, para continuar atendendo os clientes com excelência”, acrescenta Vinícius.
Trabalhar com os pés no chão, crescer aos poucos, vestir a camisa e ser honesto com os clientes são características que Ademir seguiu à risca ao longo de sua trajetória profissional, com a certeza de que terão continuidade com o filho Vinícius. “Considero vitoriosa minha história com a LK. Tanto eu quanto meu ex-sócio conseguimos criar nossas famílias. Temos muitos clientes fiéis. Chegamos a trabalhar 18 horas por dia. Em muitos dias, deixei minha família sozinha para me dedicar à empresa”, revela, emocionado, o empresário, que garante saber de cor a localização de cada um dos 40 mil itens distribuídos nas prateleiras da LK.
Ver essa foto no Instagram