Oito organizações do Vale do Taquari eram reconhecidas no Prêmio Qualidade RS, que existe até hoje. A cerimônia de entrega da premiação ocorria no Centro de Exposições da Fiergs, com a presença de mais de 6 mil pessoas, incluindo o governador Germano Rigotto e o presidente da Assembleia Legislativa, Vilson Covatti.
Ao todo, eram 70 vencedores, avaliados conforme o desempenho na aplicação das ferramentas do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Dos premiados, 40 eram grandes organizações e 30 pequenas e médias. Naquele ano, 47 empresas eram da área de serviços, 16 de indústria, cinco do comércio e duas do setor agropecuário.
Na região, a Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (Certel) e a Farmácia Essência da Vida ganharam o Troféu Ouro. Já o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, e o Escritório Lenz e Bergesch foram contemplados com o Troféu Bronze. Naquele ano, as empresas Adegráfica, Lojas Certel, Construtora Zagonel e Farmácia Manipulare também receberam medalhas.
Enquanto isso…
O planeta mais antigo do universo – Com a ajuda do telescópio espacial Hubble, os cientistas identificavam o planeta mais velho já encontrado, com 12,7 bilhões de anos. Chamado de PSR B1620-26 b, era quase tão velho quanto o universo, de cerca de 13,8 bilhões de anos. O planeta tinha cinco vezes a massa de Júpiter (considerado o maior do Sistema Solar).
Há 50 anos – Boneca-viva de Lajeado
Essa era a primeira edição do concurso que escolheria uma menina lajeadense para ser a Boneca-viva da cidade. A competição, organizada pelo Grupo Escolar Fernandes Vieira, havia sido adiada devido a morte da ex-diretora da instituição, Zélia Maria Abichequer.
Em 1973, onze meninas participavam do evento que ocorria no antigo salão social do Clube Tiro e Caça, na rua João Batista de Mello. As pequenas tinham entre 2 anos e meio e cinco anos.
A primeira Boneca-viva de Lajeado foi Marcelina, de quatro anos, filha de Nercy e Rubens Chiarelli. Já as princesas escolhidas foram Luciana, de três anos, filha de Iara e Santos Pancote, e Débora, de três anos, filha de Adélia e João Dresch. A coroação das meninas foi feita pela ex-Miss Rio Grande do Sul, Bernadete Heemann Betti.
Enquanto isso
• Tragédia em Paris – Um voo da antiga Varig vinha do Rio de Janeiro em direção a Londres. Um incêndio no banheiro dos fundos do avião resultou em fumaça na cabine e um pouso forçado. O avião fez um pouso de emergência em uma plantação de cebolas, nas proximidades do Aeroporto de Orly, em Paris. Dos mais de 130 tripulantes e passageiros, apenas 11 sobreviveram.