No duelo entre vice-líder e líder, entre Luisito Suárez e Tiquinho Soares, melhor para o Botafogo. A Arena do Grêmio viu um grande duelo na noite deste domingo, 9. A estratégia carioca teve melhor resultado que o ímpeto gaúcho, e Eduardo fez o gol que deixa o time alvinegro ainda mais isolado na liderança do campeonato, 10 pontos à frente do Flamengo, o novo vice-líder. Foi a primeira derrota gremista como mandante em 2023.
Empurrado por quase 50 mil torcedores, o Grêmio iniciou na pressão e em altíssima rotação para tirar os espaços do Botafogo. Aos 3 minutos, a primeira chance gremista. Um ataque pela direita partiu de Bitello para Cristaldo, passou por Suárez e Reinaldo bateu à esquerda de Lucas Perri. O atacante uruguaio teve ótima oportunidade aos 20, quando recebeu de João Pedro e chutou de primeira para fora.
A resposta carioca veio dois minutos mais tarde, com a primeira chegada da equipe carioca, com o lateral argentino Leonel Di Plácido, que chutou de longe, à direita de Gabriel Grando. Em seguida, o Grêmio escapou de levar o gol. Soares aproveitou uma oportunidade na pequena área, mas o zagueiro Victor Cuesta estava impedido no início do lance. Após os 30 minutos, o jogo ficou franco, com bons ataques de ambos os lados, mas sem chances claras.
Alvinegro volta melhor
O segundo tempo começou com muito equilíbrio, com o Botafogo na tentativa de controlar a posse de bola e ditar o ritmo do jogo. Mas quem quase abriu o placar foi o Grêmio, aos 10 minutos. Um ótimo passe de Bitello encontrou Cristaldo na grande área, e o argentino bateu cruzado, para fora. A resposta foi imediata, quando Tchê Tchê aproveitou rebote da defesa gremista e exigiu grande defesa de Grando.
Aos 17 minutos, a melhor chance tricolor. Suárez recebeu na entrada da grande área, bateu cruzado e Lucas Perri fez grande defesa. No rebote, Reinaldo chutou à queima-roupa para um milagre do goleiro botafoguense. O gol do Botafogo saiu aos 30, após vacilo de Bruno Alves, Eduardo recebeu na área e finalizou sem chances para o goleiro gremista. Aos 42 minutos, no primeiro toque na bola, Carlos Eduardo marcou o segundo gol alvinegro e deu números finais à partida.
Tricolor cai na tabela
O Grêmio perde uma posição na rodada e é o 3º colocado, com os mesmos 26 pontos do vice-líder Flamengo – o time rubro-negro tem saldo +9 contra um saldo +4 do Tricolor. Ambos estão 10 pontos distantes do líder Botafogo. O próximo jogo do Grêmio é pela Copa do Brasil, confronto de volta das quartas de final, contra o Bahia, na quarta-feira, às 19h, na Arena.