Parcerias buscam viabilizar novos projetos na cidade

Um novo olhar sobre os bairros

Parcerias buscam viabilizar novos projetos na cidade

Parques na orla do Rio Taquari e em Conventos, ampliação de áreas de lazer já consolidadas, construção de escola e nova ponte estão entre as propostas que o Executivo busca tirar do papel nos próximos meses. Iniciativas foram elencadas pelo Executivo em entrevista

Parcerias buscam viabilizar novos projetos na cidade
Intenção do governo municipal é criar uma área de lazer que margeie os bairros mais carentes da cidade, com vista para o Rio Taquari (Foto: Aldo Lopes)
Lajeado

Execução de parcerias público-privadas, aquisição de áreas subaproveitadas, venda de imóveis e permutas com munícipes ou com o Estado. Apostas do governo municipal para tirar do papel grandes obras para a cidade. São diversos os projetos com discussões e tratativas em andamento. Alguns deles em estágio mais avançado, outros ainda em fase inicial.

Uma lista de dez projetos com parcerias em análise foi destacada pelo prefeito Marcelo Caumo, durante entrevista nesta semana ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9. Destes, pelo menos dois foram anunciados com exclusividade, como a ampliação do Jardim Botânico e a construção de um novo parque às margens do rio Taquari, na periferia da cidade.

A intenção é aproveitar uma área com mais de quatro hectares, na divisa entre os bairros Santo Antônio e Morro 25, para executar o novo projeto. “É um local maior do que onde está o Parque Ney Santos Arruda hoje. A intenção é iniciar ainda nesta gestão, mas a conclusão não deve ocorrer antes do fim do ano que vem”, admite Caumo.

Segundo o prefeito, a permuta deve se concretizar em breve, pois há o interesse do proprietário do terreno em disponibilizar a área ao lazer. “As áreas na beira do rio nos cativam. E essa fica defronte ao Taquari, com todo o seu carisma. É um projeto bem interessante de futuro para a comunidade”, salienta.

O novo parque contemplaria um núcleo populacional hoje carente de áreas e equipamentos de lazer, que abrange os bairros Conservas, Jardim do Cedro, Morro 25, Nações e Santo Antônio. Juntos, somam mais de 10 mil habitantes.

Áreas verdes

A intenção de ampliar o Jardim Botânico, conforme Caumo, não é de hoje. A área, um símbolo da preservação ambiental na cidade, pode ganhar mais 10 hectares. Hoje, são 40. Para isso, uma parceria será estruturada com duas incorporadoras da cidade, a Imojel Construtora e a Imobiliária Antares. A Certel também pode entrar na jogada.

“Há duas áreas lindeiras ao jardim que são da iniciativa privada, que buscam lotear. E o município vem se dedicando para conseguir acoplar áreas de loteamentos, sobretudo na região do Bom Pastor e do bairro novo.

Esse processo vem se desenvolvendo, e com possibilidade grande desta parceria para fazer a destinação e ampliação”, afirma.

Já o Parque Alto Conventos, anunciado ano passado, pode ter avanços nos próximos dias. O prefeito vai a Brasília na próxima semana, onde terá reunião com o Ibama para verificar o andamento da proposta de compensação ambiental das obras de duplicação da BR-386, por parte da CCR ViaSul.

“Foi feito um decreto de utilidade pública de reserva e aguardamos essa confirmação do Ibama. É um projeto inédito até para o próprio instituto. Aquela área, que fica perto do campo do Estudiantes, tem 100 hectares. O município receberia os 50 como compensação da CCR e também tem interesse em adquirir os outros 50”.

Obras públicas

Outra novidade anunciada por Caumo é a utilização do valor de venda da área do Daer para construção de obras públicas nos bairros mais distantes do Centro. “Essa foi uma das pautas que tivemos na reunião com a direção da autarquia, em Porto Alegre”, revela.
Avaliado em R$ 15 milhões, o imóvel hoje que sedia a regional do Daer só poderá ser negociado após autorização da câmara de vereadores. “O município não pretende receber financeiramente pela venda, mas sim deseja que o valor seja revertido em obras públicas por quem adquirir a área. Uma delas é a creche do bairro Conservas”.

Acompanhe
nossas
redes sociais