Descubra como o GA desperta nos estudantes o desejo de inovar

Produzido por Estúdio Alfa

Descubra como o GA desperta nos estudantes o desejo de inovar

Iniciativas como o Ateliê Científico, que envolveu os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tem fortalecido o vínculo dos estudantes com a ciência e a tecnologia

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Como foi o 4º Ateliê Científico do GA

No decorer do evento, aproximadamente 500 estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio participaram de bancas avaliadoras, quando apresentaram seus trabalhos para professores da instituição e convidados externos. Durante a semana do Ateliê, a exposição dos trabalhos foi aberta à comunidade, no modelo Feira de Ciências, com a visita de diversas escolas da região. 

 

Entre os trabalhos, está o do grupo formado por Eduarda Schnorr, Laura Delazeri e Sophia Guarnieri. A partir do tema “Consequências do Descarte de Pneus no Meio Ambiente e seu reaproveitamento como Asfalto Ecológico”, as estudantes do 3º Ano A do Ensino Médio trouxeram o cenário econômico e estrutural do setor e propuseram soluções ecologicamente positivas e economicamente viáveis.

 

Para Laura, o projeto foi desafiador, mas serviu para expor tanto o processo de aprendizagem científica vivido dentro do GA quanto a visão do grupo sobre soluções ambientais. “Estou orgulhosa do trabalho que realizamos em equipe e espero que essas ideias possam ganhar ainda mais espaço”, conta.

 

Estudantes do 6º Ano B, do Ensino Fundamental, apresentaram um projeto sobre Energias Renováveis. Para isso, Artur Camargo, João Vicente Schnorr e Pedro Júlio Bart montaram duas maquetes funcionais para ilustrar fontes de energia diferentes. Em uma delas, os estudantes confeccionaram um sistema de energia eólica que iluminava lâmpadas a partir do movimento de pequenas hélices. Tudo organizado por eles. 

 

O Ateliê ainda foi marcado por competições: a Gincana Científica, que reuniu estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e diversas outras provas para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Entre elas, pontes de espaguete, lançamento de foguetes, lançamento de pipas, gincana do saber, corrida com carrinhos de lomba, competição de scratch e duelo de robôs.

 

Novidade para o 2º semestre

O GA, a partir do 2º semestre de 2023, desenvolverá semanalmente com estudantes a Oficina Extracurricular “Ateliê Científico”.

 

Conheça as estruturas voltadas à cientificidade no GA

Na Unidade Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, os estudantes têm à disposição: 

* Laboratório científico equipado com instrumentos avançados para realizar pesquisas e experimentos. O espaço é utilizado pelos estudantes desde a Educação Infantil.

Na Unidade Ensino Médio Gustavo Adolfo – campus Univates, eles contam com: 

* Quase 100 opções, entre laboratórios e salas temáticas. Isso inclui desde espaços de criação multimídia a estruturas de análise clínica, química e até biológica.

 

Confira todas as opções:

https://www.univates.br/espaco-academico/laboratorios-ensino

 

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, em Lajeado, proporciona aos seus estudantes as melhores e mais diversas iniciativas de cientificidade. Uma das principais atividades foi realizada entre os dias 26 e 30 de junho: o 4° ATELIÊ CIENTÍFICO.

 

Segundo Mara Betina Forneck, Coordenadora Pedagógica do GA e do Ateliê Científico, o projeto reuniu todos os estudantes do colégio e resultou no desenvolvimento de 177 trabalhos – todos apresentados no período do evento a partir do tema Cultura Maker: fazendo ciência da sua própria maneira.

 

“A Cultura Maker é uma abordagem que incentiva os estudantes a criarem com as próprias mãos. A ideia é que eles consigam modificar, consertar ou construir objetos usando seu potencial criativo, em ambientes colaborativos”, explica Mara.