O anúncio de uma grande montadora de veículos reuniu a Elis Regina, morta há 41 anos, com a filha, Maria Rita. Juntas entoam o clássico da música brasileira, Como Nossos Pais, composição de Belchior imortalizada na voz da eterna “Pimentinha”.
Bom, de boas intenções o andar de baixo está cheio. A propaganda reascende um debate mundial sobre ética no uso de inteligência artificial, justo por usar ferramentas muito presentes na deep web, como recriar rostos e vozes de pessoas mortas.
Ainda que a família tenha autorizado a montagem (e ela ter ficado muito emocionante mesmo), é preciso ter um cuidado extremo para não banalizar esse tipo de mecanismo.
A legislação no país e até mesmo no mundo ainda engatinha na proteção da imagem das pessoas, enquanto a tecnologia voa e, muitas vezes, mancha reputações por mera implicância de algum internauta.
Patinho feio da educação profissional
Conversar com a professora Edi Fasini, coordenadora dos Cursos Técnicos da Univates, e com o professor Marcelo Schedler, coordenador de Ensino do Senai, é sempre uma aula a parte.
Eles estiveram no Programa do Ensino e da Educação (PENSE), da Rádio A Hora dessa terça-feira. Em uma hora de debate, destaco a afirmação de ambos: falta uma política pública de Estado para proporcionar ensino profissionalizante para alunos do Ensino Médio.
Empresários do país falam há pelo menos 15 anos de um apagão de carreiras técnicas. Da falta de pessoas para assumir funções deste nível de conhecimento.
Me pergunto e divido com os leitores: será que é tão difícil criar parcerias com instituições de ensino profissional na rede pública? Não há como fazer um programa de financiamentos, ao estilo Fies, para quem está a um passo de ingressar no mercado de trabalho?
Drops high tech
• A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, dona do Facebook e do Instagram, se prepara uma nova rede. A Threads funciona como um Twitter genérica. A fase beta está disponível na APP Store dos EUA.
• O “Calcanhar de Aquiles” do WhatsApp está com os dias contatos. É o que promete a Meta. O envio de fotos e vídeos em baixa qualidade terá um novo comando, com possibilidade de escolha para enviar arquivos em HD. Nas próximas semanas teremos novidades.
• Duas empresas de Tecnologia da Informação de Lajeado unem forças. A Suprema Soluções Empresariais e a BI Machine. A ideia é associar conhecimentos e ofertar o software Evove BI, voltado à análise de dados e assistente para controle interno.
• Nos games, destaque para o Diablo IV. Lançado em maio pela gigante Blizzard, o jogo mobiliza players tupiniquins. Mais de três mil pessoas assinaram pedição para ter um personagem jogável que seja inspirado no padre Marcelo Rossi. É ver pra crer.
• Em tempo, Diablo IV já arrecadou mais de R$ 4 bilhões em menos de um mês.