Um procedimento inédito no Vale do Taquari foi executado no Hospital Estrela, no ultimo sábado, 1º de julho. Um paciente de 28 anos, do município de Imigrante, recebeu um implante coclear.
O implante, que é inédito na região, ocorre há mais de 20 anos no país. Entretanto, para realizá-lo é necessário tecnologia complexa, estrutura multiprofissional, especialistas na área e sobretudo suporte financeiro e assistencial; por esta razão, o recurso enfrenta dificuldades para expandir em algumas regiões, como no caso do Vale.
O médico Thiago Carvalho explica que apesar dos impasses, tenta trazer o procedimento há um tempo para a região. “Tento há um tempo conseguir o recurso pro vale, mas felizmente nos últimos meses conseguimos conciliar tudo que era necessário para realização do procedimento.”
O implante coclear é utilizado para restaurar a audição nos pacientes portadores de deficiência auditiva profunda e que não se beneficiam do uso de aparelhos convencionais. O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre o custeio da operação, mas a fila de pacientes é grande, e, portanto, dificulta um pouco o financiamento da cirurgia.
O equipamento instalado na parte interna da cabeça só é ativado após 30 dias de operação, ou seja, ainda não há resposta auditiva do paciente contemplado. “Nenhum dispositivo, por mais tecnológico que seja, substitui a audição saudável, mas os ganhos são muito bons. O aparelho permite que a pessoa tenha conversa normal. Mas depende do estímulo que o paciente teve durante a perda da audição”, explica o médico.
O Hospital Estrela realiza a maioria dos procedimentos de otorrinolaringologia da região. Thiago que é natural de São Paulo, mas que vive no vale há mais de 10 anos, afirma ter orgulho de ser morador da região e que busca sempre trazer o melhor da tecnologia para a localidade.
Ouça e veja a entrevista aqui