Avenida Piraí consolida “novo Centro” de Lajeado

DESENVOLVIMENTO

Avenida Piraí consolida “novo Centro” de Lajeado

Empreendimentos imobiliários, sedes regionais de cooperativas e espaços de convívio e lazer transformam área histórica do bairro

Avenida Piraí consolida “novo Centro” de Lajeado
Vista aérea da Piraí, com a obra do Edifício São Cristóvão ainda em expansão / Crédito: Aldo Lopes
Lajeado

Uma das ruas mais valorizadas da cidade está situada no bairro São Cristóvão e, hoje, desperta os olhares até mesmo de investidores de fora da região. Em pouco mais de uma década, a Avenida Piraí deixou de ser uma pequena via sem ligações com outras partes do bairro para se tornar o “novo Centro” de Lajeado.

A abertura da rua ocorreu a partir do leilão de uma área de 12 hectares, em 2007. No passado, funcionavam no local as antigas instalações da Souza Cruz. Aquele foi o primeiro passo para a criação de um novo núcleo de desenvolvimento na cidade. As transformações mais evidentes, no entanto, se deram a partir da década passada.

Com a pavimentação da via, que recebeu o nome de “Piraí” em homenagem às origens do São Cristóvão, investidores começaram a se interessar pelo espaço. Hoje, a avenida conta com uma variada gama de empresas, com destaque para duas cooperativas regionais, além de empreendimentos imobiliários.

A Sicredi Integração RS/MG chegou ao bairro em 2017. A moderna sede foi construída em dois anos. Vice-presidente da cooperativa, Luiz Mário Berbigier comenta que sempre viu potencial na área, sobretudo pela possibilidade de expansão. “O Centro não tem mais espaço para novos empreendimentos. Então, a solução foi procurar um novo local”, explica.

Em busca de se manter perto do associado, Berbigier afirma que não vê a cooperativa saindo do local atualmente. Para ele, o desenvolvimento da Avenida Piraí auxilia, além do bairro e da comunidade, em um reconhecimento maior do município.

Localização

Empresas de renome se estabeleceram na Avenida Piraí não somente pela forte perspectiva de desenvolvimento futuro. A localização estratégica também conta muito na hora de investir. Afinal, pela via, é possível acessar facilmente a BR-386, a ERS-130 e também outros bairros de Lajeado.

“O entorno contribui para o crescimento, pois tem um espaço aberto para a consolidação de outros negócios”, ressalta o sócio-proprietário da Kappel Imóveis, Alberto Kappel. A empresa, com sede em Venâncio Aires, decidiu abrir sua primeira unidade no Vale do Taquari em 2019, ao enxergar o potencial de Lajeado, do São Cristóvão e também da avenida.

O proprietário do restaurante Meu Escritório Gourmet, Paulo Scholler, concorda. O estabelecimento, aberto em 2015, se tornou uma referência no local. “A consolidação da Piraí é importante para descentralizar o fluxo do Centro e valorizar outros bairros da cidade”, destaca.

Planejamento

Muito da transformação da Piraí se dá também pelo boom imobiliário do bairro. A Lyall investiu pesado na construção de dois grandes empreendimentos. O primeiro, o 300, foi inaugurado há quase dois anos e já reúne estabelecimentos diversos. Já o Edifício São Cristóvão, em construção desde 2021, está projetado para ser o maior do RS.

Diretor comercial da construtora, Gustavo Luchese destaca que, por ser uma via planejada, a Piraí atende com propriedade às demandas do setor. Além disso, pontua que o espaço permite um crescimento social e comercial, mantendo harmonia entre ambos.

“É uma avenida projetada para o crescimento. Conforme edifícios comerciais surgem, na mesma média crescem os residenciais. Por esse motivo, a aposta é que a Piraí, em pouco tempo, se torne o novo Centro”, afirma.

Desafios

Além do crescimento nos negócios, a Avenida Piraí também se destaca pelo amplo espaço de convívio e lazer. No início com a academia ao ar livre e pracinha e, posteriormente, brinquedos, campo sintético e quadra de areia, o local virou um dos pontos mais frequentados pela comunidade.

Ao mesmo tempo em que gera elogios, apresenta desafios aos moradores. Entre as demandas sugeridas está a construção de um banheiro público na praça. A situação do campo sintético também preocupa, visto que já apresenta necessidade de ser reformado.

Outro ponto é o acúmulo de lixo. Segundo o vice-tesoureiro da Associação de Moradores do São Cristóvão, Ademir Schneider, mesmo com lixeiras em locais específicos, muitos não depositam os resíduos no local certo. “As pessoas são muito egoístas nesse sentido. Elas até querem lixeiras, contanto que não seja em frente às casas e estabelecimentos”.


O AVANÇO DA PIRAÍ

2007: Em leilão, empresário Dirceu Henkes adquire área de 12 hectares no São Cristóvão, no local onde funcionava as instalações da Souza Cruz

2010: Abertura do Maxxi Atacado, com acesso pela Avenida Alberto Pasqualini. Neste ano, houve a troca para a bandeira Atacadão

2011: Abertura da via, com início da pavimentação da rua, e lançamento da pedra fundamental para obra da sede da Unimed/VTRP

2012: Governo denomina de “Avenida Piraí” trecho entre a Avenida Alberto Pasqualini e a rua Coelho Neto

2013: Instalação da academia ao ar livre na esquina com a Coelho Neto

2015: Inauguração do prédio da Unimed/VTRP e abertura do Meu Escritório Gourmet

2017: Inauguração da nova sede da Sicredi Integração RS/MG

2019: Abertura da unidade da Kappel Imóveis

2020: Ainda em obras, Parque Piraí começa a ser frequentado pela comunidade

2021: Início das operações do Centro Comercial 300 e começo das obras do Edifício São Cristóvão, o
maior prédio do RS

2022: Começam as operações do complexo que reúne estabelecimentos como a Padaria Suíça e a Cooperativa Sicoob

Acompanhe
nossas
redes sociais