Vira e mexe e o debate retorna ao plenário da câmara. Desta vez, e agora com a confirmação do aumento populacional de Lajeado por parte do IBGE, os parlamentares estão com a faca e o queijo na mão para enfim aumentar o número de cadeiras no plenário legislativo. Os detalhes e contrapontos estão na página 5 da edição de hoje, inclusive com desdobramentos semelhantes em Teutônia. Mas, e em resumo, o fato de Lajeado ter superado o número de 80 mil habitantes (conforme o Censo são 93,6 mil lajeadenses) permite o aumento de 15 para 17 vereadores a partir da próxima legislatura. Quem decide isso são os atuais representantes do Legislativo.
Justamente aqueles que possuem as maiores chances de serem eleitos em 2024. Não é o fim do mundo, eu sei. Mas em uma casa legislativa onde cada parlamentar desfruta do benefício de nomear até dois assessores com salários de R$ 6,6 mil e R$ 4,6 mil, a conta pode ficar bem mais salgada.
A comunidade e os agentes políticos de Taquari não sabem a quem recorrer para exigir melhorias na Rodovia Aleixo Rocha (ERS-436), a principal via de acesso à cidade mais antiga do Vale do Taquari. Em março deste ano, e após sucessivos pedidos encaminhados ao Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), o governo local encaminhou a demanda ao Ministério Público. Mesmo assim, a situação permanece precária e os riscos são constantes no trecho sob responsabilidade do Estado. O próprio chefe do Executivo municipal, André Brito (PDT), quase sofreu um acidente de carro e já sinalizou com a possibilidade de municipalizar ao menos o trecho urbano. Mas nada avançou. E o governo estadual parece não entender a gravidade do problema.
TIRO CURTO
– Em resposta às solicitações de agentes públicos e privados de Lajeado, que reivindicam uma unidade da Polícia Federal (PF) na cidade, a Direção-Geral de PF encaminhou ofício à câmara de vereadores. Em suma, o documento cita a necessidade de investir na criação de delegacias na região norte do país, e ressalta a inviabilidade de “instalação de delegacia em Lajeado/RS”.
– O Corpo de Bombeiros de Lajeado informou à câmara sobre um ofício encaminhado à Corsan para solicitar os pontos de hidrante no município. E a Corsan ainda não respondeu.
– Também em Lajeado, e pensando em uma área de lazer aos moradores, a nova Associação de Moradores do Bairro Jardim Botânico solicita ao poder público a área de terras localizada na Rua Dalton de Bem Stumpf, 99, onde funciona o Espaço Resenha Futbar. O proprietário do local já manifestou interesse em uma permuta com o município.
– Ex-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior assume amanhã como vice-presidente e diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O ato ocorrerá no auditório do banco, em Porto Alegre. E a expectativa é que ele assuma a presidência no segundo semestre.
– Com base nos últimos movimentos do governo de Estrela, a “porta-voz” da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) deixa de ser a presidente, Elaine Strehl, e passa a ser a nova Diretora Administrativa, Andressa Traesel, que possui muito mais trânsito na política partidária.
Negócios no ar
A aviação está no DNA do Vale do Taquari. Não por menos, a região já contou com diferentes aeródromos em distintas cidades. Hoje, a única estrutura com capacidade para receber aeronaves é o Aeródromo Regional de Estrela, instalado na Linha São José, entre a ERS-129 e o Rio Taquari. O espaço passou por reformas nos últimos anos, e o governo de Estrela busca apoio regional, estadual e federal para ampliar a pista para mil metros de extensão. É um investimento justificável, assim como o surgimento de helipontos em prédios comerciais. E não é capricho. Longe disso. “Tempo é dinheiro”, lembram? Hoje em dia, é cada vez mais comum o uso do espaço aéreo para deslocamentos mais ágeis por parte dos empresários. Ora por avião, ora por helicópteros. E isso se torna um diferencial para as regiões que almejam novos investimentos. Recentemente, por exemplo, os representantes do Grupo Passarela utilizaram a pista estrelense para desembarcar na região. E anunciaram milhões em investimentos e novas oportunidades de renda e emprego.
PSDB retoma a Seplan
O governo de Lajeado anunciou Cátia Regina Berteli como a nova secretária municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade de Lajeado. Ela inicia na função na próxima segunda-feira, e passará por um “período inicial de transição” para conhecer as rotinas do cargo. Ela substitui de forma oficial o ex-secretário Giancarlo Bervian, sem partido, e que recentemente quase se filiou ao PP. E aí mora uma das novidades no âmbito político. Com a nova secretária, o PSDB vai retomar o comando da Seplan, (antes de Bervian, a pasta foi comandada por Rafael Zanatta. De acordo com a direção do PSDB, a nova secretária deve oficializar a filiação neste sábado. Com o movimento, os tucanos também reequilibram a participação no Executivo, especialmente após a ida para o PL do Secretário de Meio Ambiente, Luis Benoitt.