Há 20 anos – Lajeado como capital do RS

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Lajeado como capital do RS

Vale do Taquari

O projeto de interiorização do governo estadual levava o governador Germano Rigotto e 11 secretarias para Lajeado. Na sexta-feira do dia 4 de julho de 2003, o principal município do Vale também se tornou o centro do Executivo do Rio Grande do Sul.

O segundo e o terceiro piso da prefeitura estavam reservados para o Estado. Ao todo, foram nove horas de atividades, com coletiva de imprensa e reunião-almoço, que reuniu mais de 480 pessoas.

Na estadia em Lajeado, o governador anunciou cinco obras para o Vale do Taquari: o asfaltamento do trecho final de 2,5 quilômetros da RST-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul; os nove quilômetros de asfalto da RS-332, entre Arvorezinha e Soledade; além do trecho entre Putinga e Ilópolis.

Outra promessa era o término da ponte que ligava Marques de Souza a Travesseiro e da VRS-828, de Taquari até o Santuário Assunção. De fato, o asfalto da RST-413 foi finalizado no início de 2004, mas a ponte sobre o Rio Forqueta só foi entregue em 2006.

Conforme o Jornal O Informativo, durante o dia, se reuniram com o governador 38 prefeitos, 61 vereadores, 12 representantes do Corede, universidade, 29 entidades empresariais, 56 pessoas do setor agrícola e 45 entidades de Lajeado. Os grupos organizaram um ofício com as principais demandas de cada município. O documento foi entregue a Rigotto. As principais solicitações eram de asfalto, reforço na energia elétrica e abertura de poços e rede de água.

O projeto de interiorização pretendia facilitar o diálogo das diferentes regiões com o Governo do Estado, para assim compreender melhor as demandas e necessidades de cada local. Lajeado era a nona cidade que recebia o Executivo do RS.

Enquanto isso…

São Paulo Fashion Week – A capital paulista estava nos holofotes do mundo da moda com os desfiles da temporada verão 2004. Naquela edição da SPFW, a Rosa Chá apresentou uma coleção ousada, com Naomi Campbell como uma das modelos. A coleção teve muita nudez, com recortes traseiros, show de laser e uma passarela feita de espelhos. Na época, a última vez que um desfile tinha sido tão ousado foi em 2000, quando Ana Paula Araújo desfilou topless para a Rosa Chá.

HÁ 50 AN0S

Rainha de Cruzeiro do Sul

Cinco décadas atrás, a cidade de Cruzeiro do Sul escolhia a Corte de Soberanas do município. O evento ocorreu no Grêmio Recreativo e Esportivo União e integrava a preparação para os 10 anos de Cruzeiro do Sul, comemorados em novembro daquele ano. Para rainha, foi escolhida Suzana Barroz, como princesas, ficaram Aneli Schwertner e Margarida Schuh. Naquele ano, também concorreram Ana Rosi Lorenz, Sônia Maria Boiren, Marlene Marmitt e Lisete Casuli.

Hoje é:

  • Dia do Operador de Telemarketing
  • Dia da Independência dos Estados Unidos

Santo do dia: Santa Isabel

 

Acompanhe
nossas
redes sociais