Dia D Descarte

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Dia D Descarte

Vale do Taquari

Estrela promove o “Dia D Descarte”, no sábado, 8, das 9h às 12h, na Praça Menna Barreto. Esta será a segunda edição do ano em sistema Drive Thru. Os cidadãos podem descartar resíduos de eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e vidros. A ação tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a correta destinação dos resíduos especiais, e o quanto ela é fundamental para diminuir os problemas ambientais, sociais e de saúde pública relacionados à destinação inadequada.

Estrela ainda conta com pontos fixos para descarte de resíduos especiais, um deles próximo do Parque Princesa do Vale – foto: divulgação

De estimação

Durante a ação Dia D Descarte, a Associação Estrelense de Proteção dos Animais (AEPA) estará na praça Menna Barreto. Será a oportunidade de adotar um pet.

Resultados

Na ação passada, em março foram recolhidos:

  • 51 litros de óleo de cozinha
  • 149 lâmpadas
  • 400 quilos de eletrônicos e pilhas
  • 110 quilos de vidros

Ambiente e saúde

O assunto deveria ser de ‘gente grande’, mas parece que as crianças estão mais interessadas. Equipes de agentes de endemias, de Estrela, têm levado palestras às escolas sobre o combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti. Os estudantes são multiplicadores das informações e, como detetives, procuram locais com acúmulo de água em suas casas.

Trabalho segue

Além das palestras nas escolas, os agentes mantêm o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (Lira) e demais ações de combate à dengue.

Pingos d’água

• Instalada, na Assembleia Legislativa do RS, a Frente parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentável: Meio Ambiente, Agroecologia, Direito dos Animais e Cidades Sustentáveis foi instalada nesta segunda-feira, 3, na Assembleia Legislativa do RS. A iniciativa do deputado Leonel Radde (PT) baseia-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da ONU.

• Vinte aves silvestres foram resgatadas durante operação da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e Polícia Ambiental (Patram), na última quinta-feira, em Venâncio Aires. Entre os animais havia, pelo menos, uma espécie ameaçada de extinção, o curió. As aves foram encaminhadas ao Ibama. Os “ditos criadores” vão responder por crime ambiental.

• Cada coco verde produz 250 ml de líquido e 1kg de resíduo, que leva de 10 a 15 anos para se decompor. Pesquisa mostra a possibilidade de transformar a sobra em biocarvão, que pode ser utilizado para vários fins. Bom para os estados do Nordeste, principal produtora do país.

Acompanhe
nossas
redes sociais