A partir da crise financeira que impactou a Cooperativa Languiru, a Assembleia Legislativa pretende debater estratégias para impedir que outras instituições voltadas ao agronegócio enfrentem as mesmas dificuldades. O proponente da Audiência Pública, que ocorre em 13 de julho, é o Deputado Estadual Rodrigo Lorenzoni (PL). Em entrevista ao programa “Conexão Regional” da Rádio A Hora, o parlamentar afirmou que o objetivo do encontro é discutir soluções para o mesmo colapso financeiro e entender os impactos econômicos que podem ocorrer devido a demissões em massa ou vendas de ativos. “Não vamos nos aprofundar nas causas, é do problema para frente”, definiu.
Conforme Lorenzoni, serão convidados representantes da Languiru, Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Governo Estadual, Federação Das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e entidades do Vale do Taquari. Segundo o Deputado, a Assembleia Legislativa precisa auxiliar na reestruturação da cooperativa e intermediar diálogos sobre o futuro dos associados e do patrimônio.
Debate sobre mudança no hino do Rio Grande do Sul
Lorenzoni ainda defendeu a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta a proteção constitucional sobre o hino, brasão de armas e bandeira do Rio Grande do Sul. Deputados sugerem a mudança do trecho “Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo”, por supostamente ter conotação racista.
O futuro do Partido Liberal (PL) também foi abordado pelo filho do ex-ministro e candidato ao Piratini, Onyx Lorenzoni. O deputado reiterou que o objetivo é reverter a decisão judicial que tornou o ex-presidente inelegível.