Sicredi Região dos Vales comemora 41 anos com mais de 80 mil associados

ENCANTADO

Sicredi Região dos Vales comemora 41 anos com mais de 80 mil associados

Cooperativa de crédito foi fundada em 2 de julho de 1982 por 26 produtores rurais

Por

Sicredi Região dos Vales comemora 41 anos com mais de 80 mil associados
Sede do Sicredi Região dos Vales em Encantado (Foto: Divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“O que esses colonos querem com que esse chequezinho verde?”. Essa é uma pergunta que o seu Admir Lorenzon, 70, um dos fundadores do Sicredi Região dos Vales, lembra de ter escutado diversas vezes no início da cooperativa. “Não nos importávamos com os questionamentos e fomos tocando em frente. Tivemos dificuldades no começo, mas basta olhar para o que se tornou o Sicredi hoje, que tudo vale a pena”, revela o suinocultor. Segundo Lorenzon, o receio das pessoas era justificado já que cooperativismo de crédito era um termo desconhecido da maioria.

Ele recorda dos percalços enfrentados até o dia de fundação em 1982. “Como 26 agricultores podiam ser encarregados de algo assim? Nós fazíamos parte do conselho de administração da Dália, e o presidente na época, Jatir Mezacasa, trouxe essa ideia de constituir uma cooperativa de crédito. Ficamos apreensivos, pois não era algo que nenhum de nós sabia como fazer”, conta Lorenzon. Aos poucos, uma estrutura foi se formando, receberam o suporte de profissionais da área e logo esse grupo de agricultores decidiu que iriam encarar o desafio.

Desenvolvimento regional

Neste domingo, 2, a Instituição Financeira Cooperativa celebra a passagem dos seus 41 anos. O Sicredi Região dos Vales foi fundado com o propósito de fomentar as atividades econômicas de seus associados e em busca do desenvolvimento da região. Nessa trajetória, tornou-se uma cooperativa de crédito sólida, sustentável, que reinveste localmente os recursos que administra, que tem compromisso com a comunidade onde atua e que valoriza o relacionamento e o atendimento próximo dos seus associados.

Com essa forma de atuação, o Sicredi tornou-se um dos principais agentes financeiros da região, com fomento ao agronegócio, a agricultura familiar, o comércio, a indústria, e o setor de serviços, além de potencializar a geração de novas oportunidades, empregos e de renda, o que contribui para o fortalecimento da economia regional.

Com mais de 260 colaboradores, a cooperativa atua em 18 municípios, com 21 agências que atendem mais de 80 mil associados na região. O presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, ressalta o relacionamento próximo com o quadro social. “Temos orgulho de participar das conquistas e da realização dos nossos associados e de estar ao lado das comunidades, afinal nosso compromisso com a região vai além da atuação econômica”, aponta.

Para o diretor executivo do Sicredi Região dos Vales, Roberto Scorsatto, a data também é motivo de orgulho. “Nossa forma de atuação durante estes 41 anos, alicerçada no relacionamento próximo com nossos associados e comunidades, possibilitou crescermos de forma sustentável. Queremos agradecer a dedicação da nossa equipe de colaboradores e a parceria com nossos associados, os quais fortalecem nossa forma de atuação, sempre voltada ao desenvolvimento da nossa região”, destaca Scorsatto.

Para Lorenzon, aquilo que mais marcou a trajetória do Sicredi Região dos Vales é o compromisso da instituição com a clareza e a verdade. “A confiança adquirida é algo inestimável. Desde o início o que era dito, era cumprido. Não houve tentativas de ludibriar ou contornar situações tapando o sol com uma peneira.

Manter essa postura de não temer a verdade é a característica que mais marcou a cooperativa aos meus olhos”, revela.

 

Números da cooperativa

Colaboradores: mais de 260

Associados:mais de 80 mil

Área de ação do Sicredi Região dos Vales: 18 municípios e 21 agências
Anta Gorda, Arroio do Meio (2 agências), Capitão, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado (2 agências), Guaporé (2 agências), Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales, São Valentim do Sul, União da Serra, Vespasiano Corrêa, Vista Alegre do Prata.

Fundação: 2 de julho de 1982, por 26 produtores rurais locais

Principais ações
realizadas no momento

Projeto Juntos pela Região: incentiva ações sociais nos 18 municípios de abrangência.

Dia de Cooperar (Dia C): as agências e estabelecimentos parceiros são ponto de coleta para doações de alimentos, dos associados e comunidade.

Programa Cooperação na Ponta do Lápis: projeto voltado à educação financeira.

Programa A União Faz a Vida: é direcionado a formação de professores, com o objetivo de desenvolver cidadãos mais cooperativos.
Projeto Liderança Jovem: com alunos que são líderes de turmas, de 5º a 9º ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais