O Grupo A Hora completa 21 anos neste sábado, dia 1º de julho. Para celebrar este importante momento, preparamos novos produtos para diferentes públicos que consomem as nossas plataformas. Além de ampliar a variada gama de articulistas e comentaristas, vamos lançar programas especiais para os jovens, os empresários do campo, e para quem está mais desperto à espiritualidade. Também vamos disponibilizar uma proposta inovadora no Estado, o “Conexão Regional”, um produto genuinamente jornalístico e que servirá para conectar ainda mais as diferentes microrregiões do Vale do Taquari. Tudo isso a partir de segunda-feira. Prestigie!
Conhecimento e cooperativismo
O Vale do Taquari tem bilhões de motivos para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado todos os anos no primeiro sábado de julho. O desenvolvimento regional constante passa necessariamente pela força das nossas cooperativas, e somos uma das regiões com o maior índice per capita de cooperados em todo solo brasileiro. Mesmo assim, não são raras as pessoas que desconhecem ou até mesmo menosprezam a importância do modelo econômico. Inclusive, entre os associados. E a impressão é de pouca divulgação sobre o que é cooperativismo e, consequentemente, sobre o seu poder de transformação na sociedade e nos negócios.
Na sexta-feira, o Frente e Verso recebeu uma bancada de peso. No estúdio panorâmico da Rádio A Hora, lado a lado, os representantes da Dália, do Sicredi, da Arla e da Certel Energia. E todos são unânimes na percepção de que ainda não há compartilhamento de informação de forma ampla, uniforme e suficiente para a sociedade. De maneira geral, não há uma preocupação em priorizar a educação e a comunicação como ferramentas para disseminar os conceitos, valores, propósitos e demais complexidades do modelo. Isto ocorre nas famílias, nas instituições de ensino e nos governos, e ameaça as necessárias sucessões no cooperativismo do Vale. Algo precisa ser feito.
Bolsonaro e a região
O ex-presidente – e agora inelegível – Jair Bolsonaro (PL) não visitou a região. Mas ele provou um pouco do “Vale dos Alimentos”. Durante a visita ao Rio Grande do Sul, na semana passada, o ex-chefe da República almoçou e jantou com líderes regionais. Entre mimos, selfies e debates estratégicos, foi agraciado com uma guaraná da Fruki. A foto foi enviada pela suplente de vereadora de Encantado, Daiane Bergamaschi (PSDB), ex-rainha do município, e apoiadora do deputado federal gaúcho, Ubiratan Sanderson (PL), que divide a foto com Bolsonaro. A imagem serve para reforçar o prestígio do ex-presidente. Por óbvio, e mesmo fora da corrida eleitoral, ele será peça chave para apoiar a eleição de agentes públicos em 2024 e 2026. Inclusive no Vale do Taquari.
Tiro curto
– Procurador-Geral no governo de Lajeado, Natanael Zanata vai sair de férias entre os dias 19 e 28 de julho. Durante o período, o cargo será exercido pelo atual Sub-procurador, Henrique Pinto Reali.
– O governo de Lajeado agendou para três de julho o processo de licitação para contratar a empresa responsável pelo alargamento da Av. Pedro Theobaldo Breitenbach, em Conventos. Paralelo a isso, o Executivo também iniciou processos de desapropriação de algumas áreas lindeiras.
– Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) assina neste sábado, às 10h, a ordem de início da obra da ponte entre os bairros Boa União e São José. O ato ocorre próximo ao local da futura travessia.
– A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) segue investindo para melhorar a estrutura junto ao porto. Nesta semana, contratou empresas para reformas no portão e instalação de split. Já as licitações para concessão de espaços no porto fluvial andam mais demoradas.
– O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, será o palestrante de uma assembleia conjunta da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT) e a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), na próxima quinta-feira, a partir das 10h, no Estrela Palace Hotel. O magistrado abordará o tema “Inovações e perspectivas para os municípios”.
– Em Arroio do Meio, o ato de criação do PSD contou com a presença de líderes do MDB. Entre eles, o presidente municipal do diretório emedebista, Rodrigo Kreutz, e também o ex-prefeito e provável candidato a prefeito em 2024, Sidnei Eckert. E a conclusão eu deixo com os leitores.
– Perguntinha: a filiação de Jonas Calvi ao PSDB, “sob a benção” do governador Eduardo Leite, vai aumentar as chances da concessão rodoviária ser mais justa com Encantado e a região alta?
– Lula passou nessa sexta-feira pelo Rio Grande do Sul. Mas a visita foi ofuscada pela decisão do TSE contra Jair Bolsonaro, e também pelo pouco contato do atual presidente com o povo em geral.
Artus homenageia Suárez
Em meio aos rumores – e alucinações coletivas e “jornalísticas” – sobre o futuro no esporte, o atacante uruguaio Luis Suárez será homenageado pela Assembleia Legislativa com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A proposição foi do deputado estadual, Airton Artus (PDT), que aguarda a definição do clube para estipular a data da homenagem. Em tempo, Artus é conhecido em Venâncio Aires e região pelo amor ao Grêmio.