O Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi criado para defender os interesses dos agricultores. Assim, em 1º de julho de 1963, um grupo de produtores rurais fundou o sindicato lajeadense. À frente deste movimento estavam Guido Arnoldo Lermen, Otávio Klafke, Alfredo Loch, João Kreutz, Normélio Klöcker e outros.
Dois anos se passaram até que o Ministério do Trabalho e da Previdência Social reconhecesse o sindicato. A primeira diretoria foi provisória e teve Theobaldo Stein como presidente. Em dezembro de 1965, ocorreu o primeiro pleito oficial, que elegeu Fridolino Hünemeier para a presidência.
Na época, Lajeado tinha uma vasta área rural, já que municípios como Forquetinha, Marques de Souza e Canudos do Vale ainda faziam parte da cidade. O sindicato era uma referência para esses agricultores já que, além de defender a categoria, também ofertava atendimento médico, em especial, com consultórios odontológicos.
A situação mudou um pouco no fim da década de 1980, quando a instituição teve que procurar autonomia financeira. Até então, o sindicato recebia recursos governamentais. Assim, o STR decidiu investir no ramo supermercadista.
Em 5 de julho de 1991, foi inaugurado o Supermercado STR Lajeado. O empreendimento começou junto à antiga sede da Arla e funcionou lá até 2002, quando foi inaugurado o novo prédio, onde o mercado fica até hoje.