O bairro Santo André foi palco, na tarde deste sábado, 1º, da segunda edição do “Território Vivo”, iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Espaço de Todos Nós. A iniciativa, que teve atividades diversas à comunidade, reuniu cerca de 150 pessoas.
Conforme a coordenadora do Cras, Josiane Pezzi, o projeto tem como objetivo a integração da comunidade, o fortalecimento do senso de comunidade e pertencimento social. O evento representa um momento de lazer, acesso à cultura, arte, e trocas de experiências e convivência comunitária.
“Esse é um espaço para encontro das famílias e também de empoderamento. Vemos aqui muios avós, crianças e adolescentes. Um público bem diversificado circulando. E também abrimos para que as pessoas pudessem expor trabalhos que são desenvolvidos por elas”, destaca.
Essa possibilidade de oportunizar às pessoas mostrarem seu trabalho, segundo Josiane, é um dos diferenciais da atividade. “É um espaço de múltiplas possibilidades. Então timidamente a gente tem começado a incentivar também, pois temos vizinhos que produzem algo e muitos não sabem”, relata.
Para o público infantil e juvenil, foram ofertadas atividades diversas, como a prática de esportes. O momento de contação de histórias também foi uma das atrações do Território Vivo. Ainda, houve um momento de Yoga para os adultos.
Acolhimento
Marlene da Rosa Felipe mora no bairro Universitário e foi acolhida pelo Cras no momento mais difícil da sua vida. Ela sofreu um infarto ano passado e teve que parar de trabalhar. “Eu pago aluguel, tenho filho e nunca dependi de ninguém. Mas tive que parar. E aqui fui muito bem acolhida pelas meninas”, destaca.
Emocionada ao relatar sua história, Marlene passou a conviver com as demais famílias atendidas pelo Cras e se tornou uma frequentadora das reuniões e atividades. “Sou muito grata, pois elas sempre fizeram tudo o que estava ao alcance delas. Conheci muitas coisas aqui que não tive acesso. Agora estou sempre que posso participando dos eventos”.
Cobertura
O Cras Espaço de Todos Nós é referência para o território que abrange 10 bairros: Santo André, Campestre, Planalto, Olarias, Igrejinha, Imigrante, Centenário, São Cristóvão, Alto do Parque e Universitário.