Novo posto de saúde abre caminho para regionalização

Investimento público

Novo posto de saúde abre caminho para regionalização

Expectativa é de que obras da unidade básica iniciem ainda este ano. Estrutura vai substituir a edificação existente na rua Fábio Brito de Azambuja, que não possui condições para ampliação

Novo posto de saúde abre caminho para regionalização
Atual unidade atende 83 pessoas por dia. Espaço é considerado insuficiente / Crédito: Júlia Amaral
Lajeado

A reestruturação do atendimento básico em saúde na cidade passa pelo bairro São Cristóvão. Um dos principais núcleos urbanos da cidade, que congrega também as imediações da Univates e do Parque do Imigrante, contará com um novo posto. A expectativa do Executivo de Lajeado é que a obra inicie ainda este ano.

Para a construção da futura unidade, o município disponibilizará um terreno de sua propriedade, na esquina das ruas Coelho Neto e Roberto Fleischhut, próximo à sede da Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil). A área é considerada de fácil acesso, sobretudo de quem vem da ERS-130 e de bairros vizinhos, como o Universitário.

O novo posto vai substituir o Centro de Saúde São Cristóvão, estrutura de 655,8 metros quadrados hoje sediada na rua Fábio Brito de Azambuja, em frente ao ginásio de esportes do bairro. Referência para uma população de quase 10 mil pessoas, a estrutura atual encontra-se defasada, embora a avaliação geral do atendimento, por parte da comunidade, seja positiva.

A unidade do bairro atende, em média, 83 pessoas por dia e conta com uma equipe de cerca de 30 servidores. São três especialidades médicas oferecidas no local: clínico geral, pediatria e ginecologia e obstetrícia.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, o investimento previsto é de R$ 6 milhões. Os recursos à obra virão do caixa do município e também da venda da área atual, avaliada em R$ 1,4 milhão, de acordo com levantamento recente sobre o patrimônio do município.

Necessidade

Segundo o secretário Cláudio Klein, o posto de saúde atual fica numa área sem possibilidade de ampliações. Além disso, encontra-se em um ponto de muito fluxo de veículos. Por isso, optou-se por um local mais amplo para a construção da nova unidade.

“Hoje o posto atual fica numa posição ruim de investimento, além de ser uma construção antiga. Então optamos por buscar uma outra área e fazer um posto de saúde maior. Mas isso não ocorre por ser especificamente no São Cristóvão, e sim porque precisávamos investir”, salienta.

A intenção é que o posto do São Cristóvão seja parte de uma regionalização da saúde em Lajeado, com a divisão em quatro “macrorregiões”. As demais unidades ficarão no Centro e nos bairros Conventos e Olarias.

Presidente da Associação de Moradores do São Cristóvão, Desmar Dente afirma que a obra tende trazer maior dignidade à população no atendimento. “É gratificante para nós, pois o São Cristóvão cresce assustadoramente. É algo que almejamos há anos, então com certeza teremos um atendimento melhor, num espaço bacana. Será muito positivo”, opina.

Laudos
complementares

O Executivo projeta o início das obras do posto de saúde para o segundo semestre. Conforme Klein, o município está no processo final de descrição da área para que se possa, em breve, encaminhar o processo licitatório.

“A parte arquitetônica, o desenho, tudo isso está pronto. Agora, na descrição detalhada do projeto, precisamos fazer os laudos complementares e aí poderemos licitar a obra”, comenta o secretário. Este trabalho de detalhamento é feito pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan).

 

Crédito: Divulgação

Serviço
qualificado

Todos os meses, Irineu Stürner, 71, vai até o Centro de Saúde São Cristóvão pegar o remédio para Parkinson. O auxílio do serviço público é visto pelo aposentado como essencial. “Não tenho do que reclamar. Sempre que precisei, fui bem atendido”.

A boa avaliação é compartilhada por Ademar Black, 74. Na sexta-feira, 23, ele utilizou os serviços do Centro pela primeira vez neste ano. “Cheguei, logo fui atendido e já estou saindo com uma receita. Para mim, está tudo certo”, conta. Os lajeadenses reforçam que o fato do posto ser próximo da moradia também é um ponto positivo.

Hoje o posto atual fica numa posição ruim de investimento, além de ser uma construção antiga. Então optamos por buscar uma outra área e fazer um posto de saúde maior”

Cláudio Klein,
secretário municipal de Saúde

Acompanhe
nossas
redes sociais