Município tomará posse da área do Daer em setembro

Um novo olhar sobre os bairros

Município tomará posse da área do Daer em setembro

Superintendência regional da autarquia mudará de endereço após finalização das obras da nova sede, no bairro Campestre. A partir disso, imóvel no Centro será colocado à venda. Governo também pretende ampliar a travessa Cristiano Schmidt

Município tomará posse da área do Daer em setembro
Prédio da autarquia completa 80 anos de atividades este ano. Município planeja venda da área (Foto: Renata Lohmann)
Lajeado

Reunião em Porto Alegre nessa quarta-feira, 28, deu andamento ao processo de incorporação da área do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) por parte do município. O processo deve ocorrer no segundo semestre, com a ida da autarquia para sua nova sede, no bairro Campestre, próximo à ERS-130.

O prefeito Marcelo Caumo participou do encontro na capital gaúcha, que teve a presença da direção do Daer. Foram acertados os últimos detalhes da mudança da superintendência regional ao espaço em construção, na semana de 3 a 9 de setembro. A obra é executada pelo município com recursos próprios. O investimento é de R$ 878 mil.

A partir da incorporação, duas ações estão previstas pelo município. A primeira delas, conforme Caumo, é efetuar o alargamento da travessa Cristiano Schmidt, via hoje considerada um corredor de ônibus – do transporte urbano e intermunicipal – que trafegam pela rua João Abott e ingressam na avenida Benjamin Constant.

“Essa seria a primeira obra a partir da incorporação. A ideia é fazer uma nova faixa para a passagem de veículos ali. É possível negociar com o proprietário de imóvel lá na entrada. Não seria necessária uma adequação tão complexa”, garante o prefeito. Ainda não há uma estimativa de custos à obra.

Venda só com autorização

Depois do alargamento da Cristiano Schmidt, Caumo comenta que o município colocará a área do Daer à venda. “Para que isso ocorra, no entanto, será necessária autorização por meio de aprovação de projeto de lei na câmara de vereadores”, frisa. Isso deve ocorrer somente em 2024.

O imóvel do Daer está avaliado em R$ 15,5 milhões, conforme análise feita por município e Estado em 2021, quando foi acertada a permuta. O prédio completa 80 anos de inauguração em setembro. Hoje, cerca de 30 servidores atuam no local, atendendo quase 50 municípios.

Imóvel quase pronto

Para quem passa pela ERS-130, não é possível visualizar a obra da nova sede do Daer, visto que a área tem uma extensa vegetação no entorno. Conforme Caumo, o imóvel está quase pronto. “A empresa responsável acredita que o prédio seja entregue até 22 de julho. Faltam alguns detalhes de acabamentos”, explica.

Após a finalização da obra, a superintendência do Daer começa a preparar a mudança para o novo espaço. A data para início das atividades, em setembro, foi definida durante a reunião de quarta. Uma solenidade deve marcar a inauguração, com a presença da direção geral e também da Secretaria de Logística e Transportes do RS.

Acompanhe
nossas
redes sociais