Há 20 anos – Encontro do Apostolado da Oração
Centenas de mulheres se reuniam no 13º Encontro Regional do Sagrado Coração de Jesus, que ocorria em Arroio do Meio, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os ônibus com fiéis de outras cidades chegaram a partir das 8h, oriundos das paróquias Santo Inácio, Moinhos e São Cristóvão, de Lajeado; das igrejas de Santa Clara do Sul, Capitão, Travesseiro e Cruzeiro do Sul.
A presidente do Apostolado da Oração do Centro de Arroio do Meio, na época, era Carmenzita Vial. Durante a manhã, padres e representantes da comunidade falaram sobre as diferentes vocações na vida dos católicos, algumas religiosas, outras matrimoniais e familiares.
Um almoço foi servido, seguido por uma procissão pela rua Dr. João Carlos Machado. Orações e cantos marcaram a caminhada, que encerrou em frente à Igreja Matriz de Arroio do Meio.
Vestibular de inverno da Univates
Em 2003, as provas ocorriam das 14h às 19h, no campus de Lajeado, Taquari e Encantado. Eram 984 inscritos que disputavam as 960 vagas oferecidas pela instituição
Na época, o curso mais procurado era de Direito, noturno, com 3,26 candidatos por vaga. O segundo preferido era Administração, com 2,15 candidatos por vaga. O terceiro mais requisitado era o curso de nutrição, com 1,40 candidatos por vaga.
Naquele ano, o vestibular registrava uma menor procura para os cursos na comparação com outros períodos. Em 2002, por exemplo, o vestibular de inverno teve 1.108 inscritos.
A prova tinha 45 questões e uma redação. Em 2003, nenhum candidato chegou atrasado e o primeiro a deixar a sala realizou a prova em 1h35 minutos. Na época, a lista dos aprovados era divulgada em um mural, nas páginas dos jornais e até na internet, no primeiro site da Univates.
Há 50 anos – As 30 maiores empresas de Estrela
A lista era feita com base no retorno de ICMS, referente ao ano de 1972. Vale lembrar que, há 50 anos, vários municípios hoje emancipados ainda faziam parte de Estrela. Por isso, empreendimentos como a Metalúrgica Hassmann (de Imigrante) e a Calçados Augustin Reichert (de Teutônia) aparecem na lista.
1º – Cervejaria Polar S.A. – Na época, a empresa já tinha sido comprada pela Antarctica, mas continuou em funcionamento em Estrela até 2006, quando a unidade foi desativada.
2º – R. Affonso Augustin S.A. – Era o antigo Curtume Augustin, em Canabarrro, Teutônia, hoje desativado. Nas proximidades da empresa, Reynaldo Affonso Augustin doou um terreno para o Grupo Escolar General Canabarro, que hoje é chamado de Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin.
3º – Cooperativa Languiru Ltda. – Criada em 1955, a cooperativa estava em expansão há 50 anos. Em 1975, foi incorporada a Cooperativa Agrícola Mista União Ltda., cujas instalações se transformaram na Fábrica de Rações.
4º – Marchanteria Bom Retirense Ltda.
5º – Metalúrgica Hassmann S.A.
6º – Costa S.A.
7º – Alfredo Arenhart & Cia Ltda.
8º – Kilpp S.A.
9º – Calçados Vier S.A.
10º – Moinho Estrela Ltda.
11º – Lajestre Indústria Textil Ltda.
12º – Calçados Augustin Reichert S.A.
13º – Motolândia Estrela S.A.
14º – Comercial Gaúcha de Veículos Ltda.
15º – Corema – Com. e Rep de Máquinas Ltda.
16º – Confecções Estrela Ltda.
17º – Importadora Alto Taquari Ltda.
18º – Importadora e Exportadora de Cereais S.A.
19º – Wirz & Cia Ltda.
20º – Ervino Stoll & Cia Ltda
21º – Indústria de Calçados Corvense Ltda.
22º – Indústria de Alimentos Lautert Ltda.
23º – Francisco Xavier Vier & Cia Ltda.
24º – Bazar Bücker
25º – Andres & Cia Ltda.
26º – Spohr Schneider S.A.
27º – Indústria de Alimentos Estrela Ltda.
28º – A. Schwertner & Cia Ltda.
29º – Comércio Alimentos Estrela Ltda.
30º – Luiz Tonelli Sobrinho