O Estado sinalizou a liberação de parte dos recursos do Fundoleite para oito projetos no valor total de R$ 10,8 milhões. O anúncio foi formalizado pelo secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, durante reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa nessa quinta-feira, 29. Madalena garantiu que, no início da semana que vem, deve ser publicada resolução da Secretaria da Agricultura com ajustes pontuais no regramento no Fundoleite. Na sequência, um checklist de documentação será solicitado às sete empresas beneficiadas nesta primeira leva de aprovações: Lactalis, Friolack, CCGL, Santa Clara, Stefanello, Piá e Italac.
Gestão e manejo na produção leiteira
O protagonismo do Vale do Taquari na produção de leite atraiu para Lajeado o seminário estadual voltado ao setor. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), com apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. A programação, ontem, no Clube Tiro e Caça (CTC) reuniu produtores e técnicos da área para abordar temas como gestão e manejo. Debate necessário diante das dificuldades com a concorrência de mercado externo e demanda latente de qualificação para produzir mais e tornar a propriedade rentável.
Plano Safra repercute bem
Esta semana foi marcada pelo anúncio de recursos para o Plano Safra 2023/2024. Os números geraram boas reações do setor, em especial pela redução da taxa de juros e maior disponibilidade de recursos. No campo da agricultura familiar serão R$ 71,6 bilhões, pelo menos 34% a mais em relação ao pacote anterior. Já a taxa de juros reduziu de 5% para 4%. Fica a expectativa que os valores sejam efetivados e consigam auxiliar na recuperação do setor que enfrenta dificuldades com preço dos produtos e custos de produção.
Produtores investem no cultivo de tomate
A partir da demanda para atender políticas públicas de abastecimento em Lajeado, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Emater e famílias produtoras se articulam na produção de tomate. O grupo de 12 agricultores participa de cursos e atividades desde o ano passado para garantir escala e qualidade.
Colinas sedia encontro de agroecologia
Um público de cerca de 80 pessoas se reuniu na quarta-feira, 28, no salão comunitário da Linha Ano Bom Alto, em Colinas, para mais uma edição do Encontro de Agroecologia e Troca de Sementes e Mudas Crioulas.
Tradicional no município, o evento – organizado pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, com o apoio da cooperativa Sicredi e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) – marca o Dia do Produtor Rural. Na ocasião, agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças também acompanharam palestras ministradas por representantes da Emater/RS-Ascar.