Uma das ruas mais movimentadas do bairro Santo Antônio vai ganhar uma nova calçada para aumentar a seguranças dos pedestres. O passeio será executado na rua Bernardino Pinto, a partir do acesso à Associação
Assistencial Lajeado (Saidan) até as imediações da Escola Municipal Francisco Oscar Karnal.
A autorização para abertura de licitação à obra foi assinada semana passada pelo prefeito Marcelo Caumo. A tendência é de que a execução dos trabalhos ocorra no segundo semestre. Ao todo, serão 544 metros quadrados de passeio adequado e o investimento previsto, por parte do município, é de R$ 155 mil.
“A melhoria nas calçadas é um problema crônico em todo o nosso município. Vamos intensificar ações e investimentos para melhorar nossos passeios públicos”, afirma o prefeito. Segundo ele, no trecho a ser executado, há grande circulação de crianças, por conta das escolas e instituições presentes.
Além da Saidan e da Francisco Oscar Karnal, do outro lado da rua funciona o Centro Pedro Albino Müller, da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). Também é uma das vias por onde circulam as linhas de ônibus que atendem o bairro, bem como veículos do transporte escolar.
Frequentemente, a necessidade da calçada era apontada também na câmara de vereadores. Há pelo menos três anos o assunto é pauta em pedidos de informação e nos discursos dos parlamentares na tribuna.
“Grande alegria”
A construção de uma calçada de passeio no local era uma demanda antiga da comunidade escolar, bem como da própria entidade que representa a população do bairro. Presidente da Associação de Moradores do Santo Antônio, Cristiane da Rosa comemora a concretização do investimento.
“É uma obra muito importante para nós. Eu tinha muito receio pelas crianças andando quase no meio da rua. Há um grande fluxo de ônibus e até de caminhões ali. Então esse era um dos principais pedidos da comunidade. Foi com grande alegria que recebemos essa informação”, salienta.
Cristiane lembra que muitos dos estudantes da Francisco Oscar Karnal também frequentam a Slan e, por isso, fazem o trajeto diariamente. Por isso, acredita que a calçada tende a aumentar a segurança das crianças e também de seus familiares. “O bairro cresceu muito e essa rua ficou muito estreita e perigosa”.