Cooperativas preparam  ação para marcar o Dia C

Dia Internacional do Cooperativismo

Cooperativas preparam ação para marcar o Dia C

Cooperativas preparam  ação para marcar o Dia C
Neori Abel e Erineo Hennemann usaram tribuna da câmara para divulgar programação deste sábado em Teutônia (Foto: Divulgação)

A sessão da câmara de vereadores desse terça-feira, 27, foi marcada pela presença de dirigentes de cooperativas do município. Durante o intervalo, a tribuna foi utilizada pelos presidentes da Certel, Erineo Hennemann, e da Sicredi Ouro Branco, Neori Abel, que falaram sobre a programação prevista para a manhã deste sábado, 1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo.

Em uma ação conjunta entre as cooperativas de Teutônia, mais de 150 integrantes vão percorrer a cidade separados em 15 grupos, com meta de visitar 5 mil residências. O objetivo é conversar com os moradores sobre o cooperativismo e passar orientações a respeito da separação correta do lixo, prevenção à dengue e a importância da doação de sangue.

A ação é denominada “A Intercooperação Bate em Sua Porta”. Além de Sicredi e Certel, participam da iniciativa integrantes da Languiru, Sicoob, Cresol, Unimed VTRP, Comatra, Cooperativa Escolar da Escola Municipal Leopoldo Klepker e Cooperativa Regional de Catadores dos Vales do Taquari e do Rio Pardo.

Abel falou sobre a celebração internacional marcada para o primeiro sábado de julho, pautada este ano pelo tema Sustentabilidade. “A capacidade cooperativista de aliar produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social, inspira a edificação do tema do Dia Internacional do Cooperativismo para este ano”, afirmou.

Segundo ele, o tema convida os cooperados de todo o mundo a divulgarem ações e atividades desenvolvidas pelo cooperativismo para a construção de uma economia sustentável. “As cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica”, completou.

Hennemann frisou o ineditismo da ação prevista para sábado, compartilhada por todas as cooperativas da cidade, que consiste em um mutirão para levar informações importantes para a comunidade. Ele lembrou a tradição do município no setor, visto que 95% das famílias têm pelo menos uma pessoa associada a alguma cooperativa.

“Isso é muito representativo para uma sociedade que enxerga no cooperativismo formas de desenvolvimento. E Teutônia está de parabéns”, disse. Conforme Hennemann, a ação visa melhorar o relacionamento com as pessoas, qualificar a saúde e o meio ambiente, “e salvar vidas”, pois trabalha temas como doação de sangue e defesa contra a dengue.

Hennemann ainda mencionou dados sobre cooperativas no Brasil. No RS, são mais de 300 organizações; e no país, cerca de 7 mil. Um quarto da população brasileira está ligada a alguma entidade.

O presidente da Certel aproveitou a ocasião e lançou um desafio à câmara de Teutônia para o resgate da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Segundo ele, seria uma forma de renovar a representação do setor dentro do município.

Acompanhe
nossas
redes sociais