A nova proposta do Parque Linear do Engenho vai reconectar os bairros Centro e São Cristóvão, trazer um novo olhar sobre o Arroio Engenho, e proporcionar nobres espaços para diversos empreendimentos turísticos e gastronômicos em Lajeado. O trajeto entre o Parque Ney Arruda, o Parque do Engenho e a Praça da Lyall é relativamente plano, o que beneficia e muito a prática de caminhadas, corridas e pedaladas. E a presença de um número expressivo de corredores, caminhantes e ciclistas é um prato cheio para o desenvolvimento de novos negócios e empregos.
O projeto é desenvolvido para fomentar esportes, áreas de estar, eventos, gastronomia e compras. Com praças desportivas junto à Av. Décio Martins Costa, bancos e decks para meditação e contemplação às margens do lago do Parque do Engenho, e espaços público-privados de convivência (inspirados nos “pocket parks” nova-iorquinos) no bairro São Cristóvão, o traçado já desperta o interesse da sociedade. É uma proposta inovadora, com objetivo central de devolver vitalidade urbana aos pontos históricos que, muitas vezes, restam ociosos.
Tomara que dê certo!
“Viver Cidades” em pauta
O conteúdo das análises divulgadas no caderno Viver Cidades pautou a sessão da câmara de Lajeado. vereadores debateram sobre os péssimos índices dos principais mananciais dos Vales do Taquari e Rio Pardo, diagnosticados por meio do projeto do Grupo A Hora. As péssimas condições dos nossos rios e arroios surpreenderam os parlamentares, e a tendência é aumentar o debate e a fiscalização por parte do poder público. Mais do que nunca, precisamos olhar para nossos recursos hídricos, colocar a mão na consciência e refletir. Afinal, estamos fazendo a nossa parte?
Lula volta ao RS
Muitos gostaram. Mas alguns leitores reclamaram do excesso de fotos de Jair Bolsonaro nos últimos dias. Para equilibrar e tentar colocar “panos quentes” nessa “grenalização” pouco sadia, segue uma notícia sobre o presidente Lula (PT). O petista deve desembarcar na sexta-feira no Rio Grande do Sul. E a pré-agenda prevê entrega de casas populares em Viamão, almoço com Eduardo Leite (PSDB), e visita ao Hospital de Clínicas. A agenda oficial ainda não foi divulgada. E uma coisa é certa: assim como Bolsonaro, Lula também não virá ao Vale do Taquari.
Encontros e estratégias em Brasília
O prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB), e a Diretora Administrativa da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), Andressa Traesel, participaram de reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit). Na pauta, os serviços de dragagem e sinalização do Rio Taquari, no trecho entre o porto estrelense e a foz no Rio Jacuí. Outro debate que se ergue necessário é a municipalização definitiva do complexo portuário erguido na década de 70. Já o prefeito de Teutônia, Celso Forneck (PDT), cumpriu agenda no congresso na companhia do Secretário de Indústria e Comércio, Guilherme Engster, e do
Diretor-Presidente do FGTAS, José Scorsatto (PDT). E o grupo também visitou o Palácio do Planalto, onde os representantes do Vale do Taquari se encontraram com o Secretário da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), Maneco (PT). Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana também participou deste encontro.
Tiro curto
– O governador Eduardo Leite (PSDB) foi convidado para um evento no dia 20 de julho, em Encantado, que contará com a presença de líderes locais e estaduais do partido, e servirá para a filiação do prefeito Jonas Calvi, que hoje está no PTB.
– Em Lajeado, o vereador Heitor Hoppe (PP) sugere atenção especial dos agentes de trânsito, nos horários de pico, “do movimento de entrada e saída de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo”. Hoppe também reforça pedido para que seja feito um estudo de projeto para a criação e construção de um pórtico ou uma identidade visual para Lajeado, visível da BR-386.
– Já a vereadora Ana da Apama (MDB) convoca a Associação de Skatistas de Lajeado para decidir e escolher o nome para a futura pista de skate junto à Av. Décio Martins Costa.
– Ontem foi a vez do vereador Waldir Blau (MDB) pedir vistas ao projeto que diminui o número de cargos na câmara de Lajeado. Já é o quinto pedido para protelar a votação.
– Em Arroio do Meio, o vereador Paulo Backes (PDT) é um dos mais experientes políticos em atividade. E, entre as virtudes, a habilidade para conversar com agentes políticos de outras siglas. Outros não possuem tal habilidade. E outros tantos não admitem o diálogo.
– Sobre Arroio do Meio, o principal assunto do momento ainda é a construção – ou não – de mais um empreendimento turístico privado entre os morros Gaúcho e São José. O caso chegou ao Ministério Público, já possui mais de três mil assinaturas contrárias, mas ainda é pouco debatido nos ambientes da câmara de vereadores.
– Em tempo, penso que é possível um denominador comum para concretizar o grandioso empreendimento turístico com o mínimo impacto ambiental. Para isso, porém, é crucial a transparência por parte de quem apoia e, também, por parte de quem critica.