Instalação de câmeras visa mais segurança nas escolas

MONITORAMENTO

Instalação de câmeras visa mais segurança nas escolas

Lajeado amplia cercamento eletrônico e prioriza ruas próximas a instituições de ensino da rede municipal

Instalação de câmeras visa mais segurança nas escolas
No Jardim Botânico, equipamento será voltado à escola São João e à UPA (Foto: Filipe Faleiro)
Lajeado

Começou nesta semana a instalação de mais câmeras de monitoramento. Ao todo serão 16 aparelhos em diversos pontos da cidade. A Secretaria Municipal de Segurança Pública mantém sigilo sobre os pontos de cobertura. Apenas os trechos próximos das escolas são divulgados.

Serão seis câmeras em colégios da rede municipal. Destas, três já foram instaladas, conta o secretário Paulo Locatelli. “A estratégia faz parte da decisão do Comitê de Segurança Escolar. A ideia é termos mais condições de identificar alguma atitude suspeita nas proximidades.”

Nesta etapa, os novos equipamentos custarão cerca de R$ 36 mil por mês. Neste total, entram as câmeras, os equipamentos de funcionamento, link de comunicação com a rede ligada no quartel da Brigada Militar, além da manutenção. Com a ampliação das câmeras, o projeto de cercamento eletrônico terá 64 dispositivos em funcionamento.

Sistemas de reconhecimento

Outro investimento em estudo pelo município são câmeras internas nas escolas, para monitorar acessos e saídas. “Seria na rua e também no portão, além das internas, no pátio e outros espaços. Assim podemos fechar o círculo e nos antecipar em caso de alguma tentativa de invasão”, diz Locatelli.

O Comitê de Segurança Escolar foi formado na metade de abril. Foi uma resposta a três fatos. Ameaças em duas escolas, assassinato de um integrante de um grupo criminoso e, por fim, o massacre em Blumenau.

Os episódios provocaram uma reação em cadeia na comunidade. Com uma crescente sensação de pânico, muito motivada por mensagens compartilhadas em grupos de WhatsApp. Como resposta imediata, foram adotadas medidas de mais patrulhamentos e contatos diretos com as escolas.

Medidas em curso

Além da instalação de equipamentos em áreas internas das escolas. Houve um aumento da vigilância e restrição de entrada nas escolas. Também o treinamento de profissionais sobre medidas de segurança e a criação de um canal direto para receber informações sobre fatos atípicos nos colégios.
A rede municipal de Lajeado é composta por 24 Escolas de Educação Infantil (EMEIs), 18 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e seis Projetos Vida, com um total de 9.819 alunos matriculados.

Acompanhe
nossas
redes sociais