Uma “Highline” para reconectar Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma “Highline” para reconectar Lajeado

Vale do Taquari

O São Cristóvão foi separado do centro de Lajeado na década de 70. O motivo era pra lá de nobre, é bem verdade. Afinal, quem em sã consciência seria contrário à construção da nossa BR-386. Pois bem. Ao longo dos últimos cinquenta anos, os governos municipais se empenharam – uns mais e outros menos, é claro – para reconectar o bairro com a área central da principal cidade do Vale do Taquari.

E os novos projetos com possíveis soluções continuam a chegar ao gabinete do prefeito. Desta vez, a proposta é criar o Parque Linear do Engenho, interligando o Parque Ney Santos Arruda, às margens do Rio Taquari, com a Praça da Lyall, na revigorada Av. Piraí. Para tal, a ideia é disponibilizar uma grande pista de caminhada/corrida/ciclismo margeando o Arroio do Engenho.

A proposta já foi apresentada ao prefeito Marcelo Caumo (fotos), e todos os detalhes estão nas páginas 6 e 7 do jornal A Hora impresso desta terça-feira. É um projeto inovador para a cidade, e envolve uma nova parceria público-privada, cujos exemplos são sucesso mundo afora. Entre esses, posso citar a famosa HighLine, em Nova Iorque, um parque urbano para convivência, contemplação e prática de esportes construído sobre uma antiga linha ferroviária suspensa, e que restava ociosa desde 1980. Ou seja, era um espaço degradado e hoje é um dos principais pontos turísticos nova-iorquinos. Tudo construído em comunidade. Em solo lajeadense, o Arroio do Engenho está degradado. E a revitalização sugerida com o parque linear é um respiro ao histórico manancial.

PDT se articula em Arroio do Meio

O PDT de Arroio do Meio realiza a Convenção Municipal no dia 1º de julho, a partir das 10h, nas dependências do salão de festas de Sírio Graff, na Rua das Figueiras. A galinhada com maionese custa R$ 20 por pessoa. E o presidente da executiva municipal, Cristian Perin, deve ser reconduzido ao cargo. O PDT tem sido muito atuante dentro do governo de Danilo Bruxel (PP). A vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen (PDT), segue alinhada aos planos do Executivo, assim como outros agentes políticos ligados à sigla. E o desejo do partido é manter a parceria com o PP para o pleito de 2024. “Não se descarta a possibilidade de outras siglas virem somar com a gente”, afirma Perin. Sobre isso, aliás, a direção do partido garante que nenhum representante do PDT local foi procurado por membros do MDB, conforme divulgado de forma equivocada na coluna da semana passada.

União de Schneider e Forneck

Prefeitos de Estrela e Teutônia, Elmar Schneider (MDB) e Celso Forneck (PDT) seguem alinhados para o desenvolvimento da região germânica do Vale do Taquari. Durante os respectivos mandatos à frente de suas prefeituras, ambos já realizaram diversas ações em conjunto. Com destaque à pavimentação de quase dois quilômetros da Estrada Geral de Linha Wink. Nesta semana, ambos viajaram juntos a Brasília. E, entre as agendas, uma visita ao gabinete do Secretário Nacional de Habitação, Hailton de Almeida (foto), para tratar da reedição do “Minha Casa Minha Vida”.

 

Aline ganha força para 2024

Ex-vereadora e atual vice-prefeita de Teutônia, Aline Röhrig Kohl teve a ficha partidária “abonada” pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, durante o encontro estadual de líderes do Partido Liberal (PL), realizado na sexta-feira passada, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. O evento reuniu todos os deputados estaduais e federais da sigla no Rio Grande do Sul, e mais de 140 comitivas municipais, a fim de fortalecer o grupo e filiar novas agentes para as eleições municipais de 2024. Aliás, é bom ficar de olho nos últimos movimentos de Aline. Ela ganhou força política com a recente filiação. E há quem aposte nela para ser a cabeça de chapa no próximo ano, em uma dobradinha invertida com o atual chefe do Executivo, Celso Forneck (PDT). Aguardemos!

 

Acompanhe
nossas
redes sociais