Conectar diferentes áreas de lazer e contemplação da cidade por meio de um dos principais símbolos da cidade. Este é um dos objetivos de um novo projeto, em fase de discussão no município, e que deve envolver tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada. Trata-se do Parque Linear Engenho.
A proposta envolve quatro bairros de Lajeado – Centro, Hidráulica, Americano e São Cristóvão, dividida em setores. Pistas de caminhada, ciclovias e passarelas farão a ligação desde o Parque Ney Santos Arruda, passará pela Avenida Décio Martins Costa, o Parque do Engenho e a BR-386 até chegar ao Parque Piraí.
Um projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Tartan, escritório de arquitetura e urbanismo sediado no município, e apresentado pelo Executivo à Lyall, potencial investidora, em reunião semana passada. A ideia é formar parcerias público-privadas (PPP) para execução das obras necessárias ao parque linear.
Conforme o prefeito Marcelo Caumo, hoje Lajeado já conta com uma proposta de parque linear em execução, mas que se estende somente até o Parque do Engenho. “Estamos ainda na fase de projetos. É uma ideia. Agora discutimos com a Lyall o interesse do município em levar isso até o São Cristóvão, partindo do princípio de ter o Arroio do Engenho como grande norteador”, afirma.
Inspirações
A ideia de contar com um Parque Linear não é de hoje. A abertura da área de lazer às margens do Rio Taquari também veio com este propósito, de conectar os diferentes espaços de convívio da cidade em meio à natureza. Segundo o prefeito de Lajeado, essa é uma tendência no exterior, que o Executivo busca trazer ao município.
“Projetos assim acontecem mundo afora. E esses que utilizam os recursos hídricos, ou até mesmo trilhos de trem para utilização desses espaços e interligação de parques são grandes cases mundiais. Lajeado tem essa possibilidade pela grande oferta de áreas de lazer. É um projeto bem interessante”, frisa Caumo.
Mesmo na região, cidades têm apostado em iniciativas semelhantes para aproximar a população da natureza. É o caso de Santa Clara do Sul, que inaugurou ano passado o Parque Linear, construído às margens do Arroio Saraquá.
Cruzar a rodovia
Um dos grandes desafios do projeto será a criação de uma travessia na BR-386, visto que é a única forma de ligar o Parque do Engenho com o São Cristóvão. Algumas possibilidades já foram levantadas, de acordo com o prefeito.
“Esse é, sem dúvidas, o ponto mais difícil do projeto. Talvez fazer com o que o pessoal utilize uma passarela para atravessar a rodovia. Isso ainda está em discussão. O cruzamento seria o ponto onde se deslocaria um pouco do Arroio do Engenho”, observa Caumo.
Somar esforços
Uma das responsáveis por modificar o cenário no São Cristóvão, com a construção do Centro Comercial 300 e o Parque Piraí, a Lyall deve se somar a construção do Parque Linear Engenho. Ontem, em entrevista ao programa Frente e Verso, o diretor da construtora, Roberto Lucchese, diz ter sido impactado positivamente com o projeto.
“Fomos chamados para tentar fazer essa conexão do parque na orla do Taquari com o São Cristóvão. Como? O Arroio do Engenho passa no Parque Piraí. Então, porque não posso ir caminhando a partir dele até a beira rio? Falo como lajeadense: nunca tinha me tocado que estamos tão conectados”, comenta Lucchese.
A ideia, tida como “ousada”, também valoriza o trabalho desenvolvido pela Lyall no bairro, a partir dos empreendimentos surgidos nos últimos anos. “Saí surpreso da reunião e, no que pudermos, vamos ajudar.